Líder: Não Transforme Ajustes de Rota em Tribunais de Inquisição
“Em meio à pressa e à pressão do dia a dia, muitos líderes acham que se comunicam bem, mas não, não se comunicam”, diz Vívian Rio Stella, da Revista Você RH.
“Julgam ser empáticos ao ouvir o outro, ao querer que as pessoas tragam as suas ideias, sejam protagonistas, mas, na verdade, só esperam que elas concordem, façam, aceitem e resolvam.”
Gestores que ao menor, sinal de discordância e de problema, soltam frases e dão feedback do tipo: “ele não tem humildade em reconhecer o erro”, “falta engajamento”, “sempre sobra para mim”, “essa ideia não funciona”, demonstram um alerta para que os líderes aprimorem a sua comunicação.
De fato, uma técnica para potencializar a inteligência comunicacional entre líderes e liderados é a de discutir erros e acertos como forma de aprendizado, não transformando os ajustes de rota e correções do líder em tribunais de inquisição com os liderados.
As pessoas não podem ter medo de aprender com o gestor. Pelo contrário, devem desejar isso, perceber que quando você as instrui, estão tendo uma ótima oportunidade de conhecimento e aprendizado. Acostume-se a discutir erros e acertos.
Uma avaliação de desempenho serviria melhor à empresa se fosse menos um boletim e mais uma sessão de coaching. O gestor deveria se concentrar em fornecer os recursos necessários para o funcionário e em remover os obstáculos para que ele possa vencer.
Considerando que o funcionário esteja na posição certa, muitas vezes o obstáculo para o sucesso é o próprio gestor.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como potencializar a inteligência comunicacional entre líderes e liderados? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Um Grande abraço e te espero!
Cynthia Ayres de Abreu
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cynthia.ayres@blc.net.br
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