Existem pessoas que naturalmente agregam para o desenvolvimento da equipe, da empresa e do cenário, no qual estão inseridas, e outras apenas ocupam posições de liderança.
Influenciar pessoas positivamente é uma das principais característica dos líderes.
Clareza de propósitos, metas e planos bem definidos fazem parte do repertório de um líder, nato ou não.
A liderança pode ser uma habilidade nata ou desenvolvida. Algumas pessoas, mesmo sem cargo, lideram seus colegas, outras, mesmo com cargo, deixam a desejar…
Carisma, empatia, humildade, bom caráter, bom relacionamento pessoal, proatividade e vontade de trabalhar em equipe são, na minha opinião, os quesitos que se destacam em um bom líder.
A liderança não está apenas no cargo, ela está principalmente nas atitudes, em integrar uma equipe, em fazer com que todos tenham vontade de colaborar com os resultados. Líderes extraordinários deixam um legado, formam excelentes profissionais, integram a equipe e as conduzem para juntos atingirem ou até mesmo superarem os objetivos e metas estipuladas.
O bom líder sabe que um bom time só é forte, porque todos estão unidos e trabalhando juntos pelo mesmo objetivo e que ninguém é melhor do que ninguém.
Ele é capaz de extrair o melhor de cada pessoa!
Antes de liderar pessoas e construir um time de verdade, o ideal é aprender a liderar a si mesmo, com autoconfiança e desenvolvendo continuamente suas habilidades.
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa