“Liderança é uma questão de como ser; não de como fazer.
Passamos boa parte de nossas vidas aprendendo como fazer coisas,
mas no fim, são a qualidade e o caráter individual que definem os grandes líderes.”
(Peter Drucker)
“Propósito – Grande vontade de realizar ou alcançar alguma coisa, com resolução e decisão”.
O líder com propósito lidera por uma causa com carisma, empatia, inovação e conduz equipes por meio de seus valores. Oferece aos liderados uma causa e acredita que haja uma identificação conjunta com ela. Mostra para os outros como as suas ideias e os seus projetos podem contribuir para melhorar o mundo e desse modo faz as coisas acontecerem.
Tem consciência de quem é, conhece a influência que o seu comportamento tem sobre os outros e sabe em quais áreas precisa se desenvolver. Lidera pelo exemplo e apresenta coerência entre o que diz e faz.
Identifica talentos, pontos fortes e trabalha em cima deles, combinando-os na busca da sinergia, pois desta forma seus liderados produzirão mais por estarem realizando o que gostam, com habilidade e estarão preparados e unificados para atingir os objetivos propostos.
Outra característica muito importante do líder com propósito é a capacidade de delegar, pois exige vontade, confiança, segurança, determinação, disciplina e formação de seus sucessores.
Delegar ajuda na autonomia, comprometimento, responsabilidade e criatividade dos profissionais, maximizando resultados. Desafia todos a trabalharem juntos para transporem obstáculos e atingirem metas.
Para delegar tarefas é necessário um bom conhecimento sobre os subordinados, pois desta forma haverá segurança de que serão realizadas com vontade e responsabilidade.
O líder deve delegar para focar em novos projetos. As exigências, em curto prazo, das tarefas operacionais e de importância inferior impossibilitam a dedicação de tempo às tarefas mais importantes e a longo prazo.
É função do líder dizer a seus liderados de forma constante onde estão indo bem e onde precisam melhorar (feedback). E esta informação é relativa à forma de fazer as coisas ou ao comportamento. A função do feedback é ajudar o liderado a crescer, melhorar o relacionamento interpessoal e o desempenho conjunto. É, portanto, uma ação de desenvolvimento e treinamento. A equipe deve saber do real objetivo do feedback.
Há muito para se falar e escrever sobre liderança e neste artigo foco o novo olhar nesta era de grandes mudanças.
Para você, jovem executiva em posição de liderança e que lidera por uma causa, cito cinco regras essenciais:
- Seja autêntica e ame o que faz;
- Surpreenda: Dê o máximo de si em tudo o que fizer;
- Forme equipes integradas e que a sigam pelo exemplo dado;
- Valorize as contribuições das pessoas;
- Ao obter resultados positivos atribua o mérito à equipe.
Que a liderança com propósito faça parte do seu dia a dia!
Desejo a você muitos êxitos!
Até a próxima!
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