Coaching Executivo é um processo individualizado direcionado ao desenvolvimento das habilidades e de novas competências de gestão de executivos com a finalidade de assegurar melhores níveis de desempenho e para que possa estar alinhado aos desafios do negócio em uma organização. É uma parceria entre o executivo/líder, a organização e o Coach.
Os objetivos do Coaching Executivo variam de indivíduo para indivíduo e de organização para organização. Dentre eles destacamos:
- Expandir a autoconsciência por meio do autoconhecimento;
- Desenvolver competências necessárias para a escolha de estilos de liderança e de gestão visando o desenvolvimento da equipe;
- Aprimorar as relações interpessoais, foco e motivação para aceleração de resultados;
- Potencializar o desenvolvimento do líder e dos colaboradores para que haja alinhamento com a cultura organizacional.
Uma das ferramentas usadas no processo de Coaching Executivo para o alcance dos objetivos citados acima é o ENEAGRAMA, sistema de autoconhecimento que gera mudanças profundas. Apresenta de forma precisa a dinâmica de funcionamento dos nove estilos de personalidade, seus padrões de comportamento, de crenças e principalmente caminhos de autodesenvolvimento. Contribui de forma eficaz na compreensão das formas de pensar, sentir, agir e reagir das pessoas. Oferece condições de descobrir e desenvolver pontos fortes e de identificar limitações resultando em qualidade nos relacionamentos profissionais, pessoais e sociais.
Teve a sua origem na Ásia e no Oriente Médio há pelo menos dois mil anos. Trazido ao Ocidente no século passado popularizou-se como ferramenta de trabalho de psicólogos, professores, coaches e executivos. Importantes organizações multinacionais (3M, IBM, Disney, Sony, Motorola, Du Pont, Procter amp; Gamble) utilizam o modelo do Eneagrama com suas equipes. No Brasil podemos citar: Embraer, Vivo, Vale do Rio Doce, Itaú, Yahoo, Avon entre outras.
O termo Eneagrama é uma combinação das palavras de origem grega ennea (“nove”) e grammos (“algo que é escrito ou desenhado”) e refere-se ao sistema de nove pontos ou números que se encontra no seu símbolo gráfico.
É preciso que os líderes tenham compreensão profunda de sua personalidade e das personalidades diferentes das suas para traçar um caminho de desenvolvimento na liderança.
Tenho consciência de meus pontos fortes, limitações e motivações?
Como entendo a liderança e o que fazer para aperfeiçoá-la e desenvolvê-la?
Qual dos tipos do Eneagrama me descreve com maior precisão?
O que busco e desejo? O que me move?
Deixo estas perguntas para que você possa fazer uma auto-observação e perceber o que realmente lhe traz predisposição para agir.
Na segunda parte deste artigo escrevo sobre os pontos fortes e anseios de cada um dos nove tipos de personalidade segundo o Eneagrama e muito mais…
Desejo a você o despertar da consciência para a verdadeira liderança!
Grande abraço e até a próxima!
Participe da Conversa