Liderar é instigar a capacidade criativa existente nas pessoas, porém isso demanda confiança e comprometimento entre líder e colaboradores.
Um bom líder é aquele indivíduo que todos querem seguir, que Lidera pelo Exemplo, e incentivando sua equipe com entusiasmo, inspirando confiança e vontade de crescer dentro de uma organização.
Um líder transmite positividade, mesmo em situações não tão favoráveis, encorajando a equipe a seguir em frente. Ele está sempre atento à forma como trata as pessoas que o cercam, possuindo a capacidade de ouvir sem arrogância as sugestões de seus funcionários, incorporando possíveis ideias para novos projetos.
E se você deseja ser um exemplo para a sua equipe através da liderança humanizada, continue lendo esse post, e aprenda mais sobre esse assunto que pode mudar a sua forma de gerir pessoas.
Liderança humanizada
Promover uma liderança humanizada é trabalhar o comportamento dos funcionários, eliminando crenças que nada agregam à produtividade da empresa.
O foco dessa liderança é no desenvolvimento das habilidades de cada colaborador, aproveitando ao máximo o que cada um tem a oferecer. Afinal ele é um líder, e não um ditador, por isso está sempre disposto a escutar, e dialogar.
E um gestor Liderando pelo Exemplo tem o mesmo comportamento e profissionalismo que espera de seus funcionários, transmitindo de forma natural a mesma postura aos membros da equipe, ajudando na criação de um ambiente de trabalho produtivo e agradável. Ele sabe lidar com cada pessoa, destacando o melhor de cada um, e reconhecendo os bons desempenhos, fazendo com que o trabalhador se sinta sempre motivado.
Servir
A relação entre o líder e seus colaboradores deve se pautar na humildade, transparência e respeito.
O verdadeiro líder tem consciência da importância de se ter autoconhecimento, e da necessidade de se melhorar a cada dia como gestor, e encontrar o equilíbrio entre liderar, mas também servir. Vejamos algumas diferenças entre essas duas ações:
a) Liderar:
Liderar implica motivar as pessoas para que sigam em frente mesmo quando a situação não é favorável. Ele lidera inspirando a sua equipe com tarefas que tenham significado para todos, os engajando para que se cumpra determinada missão de forma eficaz.
b) Servir:
Já servir como um líder, é libertar o potencial existente em cada um de seus colaboradores, para que desempenhe o seu trabalho com excelência.
Servir é oferecer todo o suporte que os seus funcionários precisam, os ajudando a descobrir seus próprios talentos enquanto profissionais, incentivando para que se tornem melhores a cada dia.
Autogestão
Em uma administração que preze pela autogestão não existe a figura definida do patrão, pois todos os empregados participam das decisões administrativas em igualdade de condições, essas que ocorrem através de um consenso.
O profissional habilitado tem a capacidade de escolher e realizar ações por si mesmo com base em metodologias próprias de trabalho, sem a intervenção, auxílio ou coordenação de um líder, tomando decisões que melhor auxiliem na gestão da empresa.
O fato da organização funcionar de forma coletiva, faz com que o colaborador tenha mais motivação, incentivo, pois ele desempenha seu trabalho com o objetivo de superar metas pessoais, e gerar resultados para a organização.
Autorresponsabilidade
A autorresponsabilidade é o primeiro fundamento de um líder que almeja crescer como gestor, e se destacar em sua carreira profissional.
O líder autorresponsável nunca justifica as adversidades deparadas no caminho pelas circunstâncias, ou falta de oportunidade, pelo contrário, ele sempre reflete sobre a realidade atual, e busca se aprimorar como líder, dirigindo sua vida com metas bem definidas, e planos muito bem elaborados, visando ações concretas e eficazes.
Coaching
O processo de Coaching visa por meio de técnicas, ferramentas a fim de desenvolver as competências e habilidades, estimular, auxiliar, e despertar o potencial do indivíduo, aprimorando-o nos âmbitos pessoais e profissionais.
E esse processo engloba metodologias para trabalhar as qualidades do indivíduo. O Coaching define os pontos que podem ser melhorados, eliminando crenças limitantes, a fim de readequar certos comportamentos nocivos, aumentando a confiança e ajudando a estabelecer objetivos claros.
E o grande mentor desse processo é o Coach. A palavra Coach tem origem inglesa, e significa treinador/instrutor. Ele é o responsável por guiar a pessoa no caminho da conquista, para que se destaque e atinja suas metas em um curto espaço de tempo.
As lideres devem inspirar seus seguidores a ultrapassarem seus interesses próprios para o bem da empresa, mas prestando atenção também às necessidades individuais de cada um.
Ele faz questão de ouvir o seu grupo, pois ele sabe que sempre pode aprender ou perceber algo novo, enquanto o ato de falar limita ao processamento de ideias já formadas. Ele lidera pelo exemplo, trabalhando como se fosse o colaborador que opera, obtendo assim uma melhor visão para corrigir falhas, ou fazer melhorias. Atitudes essas essenciais para quem pretende se destacar no mercado competitivo atual.
Rui Mesquita
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