Educar os filhos para serem autoconfiantes e independentes, não é um processo fácil! Assim como ser um ótimo líder dentro de uma organização, também é desafiador!
Os melhores líderes, das melhores organizações são pessoas como nós, que resolveram ser grandes em atitudes!
Sabem cativar seus clientes e colaboradores. Fazendo uma analogia entre Pais e grandes Líderes organizacionais, o que ambos possuem em comum?
Eu diria que é a vontade e a responsabilidade de cuidar da sua equipe ou de seus filhos, da melhor forma possível!
Entendo uma organização como um grande quebra cabeça, onde cada peça é fundamental para completar a figura. Assim como cada filho também é uma peça única, possuem habilidades e necessidades diferentes. Cabe ao Líder/Pais, identificar cada um e ressaltar o que eles possuem de melhor para contribuir com o sucesso.
O líder conduz o indivíduo edificando seus valores e explorando o que ele tem de melhor, eles desenvolvem talentos. Com amor e respeito, as pessoas são lideradas rumo ao sucesso!
Agora, do outro lado, um colaborador/filho espera de seus líderes valores, ética, respeito, exemplos, orientações, espaço para se desenvolverem…
A Educação é realizada através de exemplos, respeito, harmonia, inspiração e motivação. Dando-lhes suporte para desempenharem suas atividades criando um ambiente seguro, onde seus liderados encontrem oportunidades de desenvolvimento das atividades, de ideias e habilidades para atingirem os objetivos.
Educar é amar, se doar, motivar, inventar, reinventar, abrir-se para o aprendizado, trabalhar duro, sofrer, rever conceitos, dar exemplos, orientar, conquistar a confiança e o respeito.
Liderar é estimular a ação, desenvolver suas habilidades e competências, encorajar, instigar o melhor do ser humano, treinar, orientar, formular metas e objetivos, pois sem eles não saberá aonde quer chegar!
Tudo junto e misturado, o ser humano é único, estando ele no âmbito pessoal ou profissional, requer habilidades e sabedoria.
Para desenvolver pessoas é preciso amar, gostar de se relacionar, dar exemplos e se entregar! Pois cada ser humano é único e requer uma atenção diferente.
Líder não é apenas o cargo que a pessoa ocupa; é uma das habilidades do ser humano, seja ele um pai, uma mãe, ou até mesmo líder de alguma organização!
Não dá para separar o ser humano de sua essência, ele pode ter diversos papeis em sua vida, porém, a essência é única!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa