Lifelong Learning: A Chave para o Sucesso Profissional Contínuo!
Temas vêm e vão em nossas vidas com nomes diferentes. Quantas vezes recebemos conselhos das pessoas mais experientes, tutores, mentores sobre estudar sempre, se atualizar, se reciclar, bem como se interessar por assuntos diversos… Mais recentemente ouvimos, lemos sobre upskilling e reskilling, ou seja, cuidar da qualificação e requalificação.
Agora o LLL, lifelong learning, a aprendizagem ao longo da vida, tem estado em pauta.
Parece óbvio que todo profissional precise estar antenado com o que ocorre no seu mundo do trabalho. Novos conceitos, ideias, invenções, ferramentas, soluções são disponibilizadas de forma crescente e acelerada para os mais variados tipos de situações, de problemas.
O mundo não para, a sociedade está em movimento. De fato, tudo muda o tempo todo e quem não acompanha o ritmo ditado, fica para trás, literalmente. Aqui estamos falando das hard skills.
Porém, para estarmos mais prontos, mais completos, precisamos nos focar também nas soft skills para que as relações, os diálogos, o lidar com os conflitos inerentes desse processo, sejam saudáveis e construtivos.
O LLL, lifelong learning, o aprender com a vida, sobre a vida, pode ser melhor entendida pelos quatro pilares da educação de Jacques Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
1. Aprender a conhecer
Aprender a conhecer se refere à aquisição de uma cultura geral, ampla, combinada com o aprofundamento de algumas disciplinas, alguns assuntos. É o aprender a aprender continuamente, e por que não incluir o desaprender para aprender?
2. Aprender a fazer
O aprender a fazer está relacionado não só a uma qualificação profissional, mas também de uma forma mais ampla, com a aquisição de competências que torne a pessoa apta a enfrentar numerosas e diferentes situações.
3. Aprender a conviver
Aprender a conviver, como o próprio nome diz, se refere às relações, às interações com o outro. Percepção da interdependência, a compreensão mútua, realizar projetos em conjunto, estar preparado para gerenciar os conflitos, respeitando os valores do pluralismo bem como da compreensão mútua e da paz.
4. Aprender a ser
Aprender a ser “para desenvolver, o melhor possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.
Com essa finalidade, a educação deve levar em consideração todas as potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas bem como a aptidão para comunicar-se.”
O aprender a ser expressa a integralidade do potencial do Ser Humano.
O lifelong learning “deve tirar proveito de todas as oportunidades oferecidas pela sociedade” aos profissionais.
Precisamos ter a postura do lifelong learner para nos mantermos, de fato, competitivos no mercado de trabalho.
E você, como está neste desafio?
Sugiro uma autoavaliação dos quatro pilares abordados aqui, trazendo para a consciência, os aspectos que devem focar na sua jornada de educação contínua.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre lifelong learning profissional? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Até o próximo artigo!
Vera Godoi Costa
https://www.linkedin.com/in/vera-costa-71830715/
Confira também: A Gestão Humanizada e a Importância do Conselho Consultivo
Participe da Conversa