Longevidade Saudável: Um dos Maiores Desejos da Humanidade!
Longevidade saudável é, seguramente, um dos maiores desejos da humanidade. Afinal, sem saúde a vida não tem o mesmo significado. Já sabemos que o melhor caminho para a vida saudável no futuro é, de fato, cuidar dela no presente para garantir resultados imediatos e a longo prazo.
Muito bonito e aparentemente fácil na teoria mas, na prática, o que fazer para ser saudável? E como começar e/ou manter uma vida saudável? Se fosse tarefa fácil, não teríamos informações tão alarmantes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, por exemplo: i) as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil – são mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos; ii) estima que, ao final deste ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação; e iii) se não é totalmente evitável, as mortes podem ser drasticamente reduzidas.
Vale destacar que alguns desses problemas poderiam ser evitados com alertas, cuidados preventivos, medidas educacionais e terapêuticas, reduzindo comportamentos de riscos como por exemplo fumar, não praticar exercícios físicos e alimentação inadequada – todas escolhas pessoais/comportamentais de estilo de vida e passíveis de reflexão, melhorias e ação.
Debrucemo-nos, novamente, sobre a questão: o que é ser saudável?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é “o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença…”. Não é por acaso que a OMS define a saúde desta forma, dando às palavras um significado muito mais amplo do que apenas o simples antônimo de doença.
Fica claro que mudar hábitos e condutas é imperativo e inadiável. Tome os seus em consciência, encontre o equilíbrio entre os prós e contras dos seus gostos pessoais rumo a uma vida mais saudável e, sem esquecer, em última análise, que é a sua qualidade de vida que pretende melhorar. Está posto. É só realizar, ou não é?
Mais uma vez, não parece tão fácil. Afinal, o campo da saúde e do bem-estar está em constante mudança. Novas descobertas científicas e recomendações atualizadas estão sendo lançadas todos os dias – muitas vezes confundindo os consumidores e tornando difícil saber quais informações são “verdadeiras”.
Não parece ser à toa que pacientes costumam terceirizar a responsabilidade pelo seu bem-estar e cura, não abraçando sua causa com carinho e autocuidado, não identificando o que lhe compete fazer por si mesmo, ou assumindo a reponsabilidade de fazê-lo. Muitas vezes, acaba por abandonar-se.
Vamos adicionar mais ingredientes complexos a este quadro?
Estamos mergulhados no mundo BANI (Brittleness, Anxiety, Nonlinearity and Incomprehensibility), o sucessor do mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity). Jamais Cascio, pesquisador e membro do Institute for the Future cunhou esse novo acrônimo traduzido para “Enfrentando a era do caos” que significa: Fragilidade, Ansiedade, Não linearidade e Incompreensibilidade. Já imaginaram mais correria, menos sono, menos tempo para alimentação saudável, para exercícios físicos, menos tempo para você e para bons relacionamentos?
Se algo se apresentar frágil, precisaremos mostrar capacidade e resiliência; se nos sentimos mais ansiosos, precisaremos de empatia e atenção plena; se algo é não linear, exigirá mais contexto e adaptabilidade; se algo é incompreensível, exigirá transparência e intuição.
Sem dúvida, estas são as novas receitas para a Longevidade Saudável.
Seguimos juntos aprendendo, evoluindo e nos transformando.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como alcançar a Longevidade de forma Saudável? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em explicar.
Abraço de PAZ,
Marcia Coronha
https://www.institutoconsciencia.info/
https://www.instagram.com/instituto_consciencia/
Confira também: A Cura Começa Por Dentro: Como lidar com os desafios da vida!
Participe da Conversa