Há uma história antiga sobre um homem pobre que encontrou uma nota de um dólar. Olhando para ela, ele pensou com seus botões:
– Estou com sede e frio, acho que vou comprar uma xícara de café.
Quando se aproximava do bar, ele pensou:
– Quando comprar o café ficarei sem dinheiro.
Ele pensou em todas as coisas que poderia fazer com sua nota de um dólar. Enquanto ponderava sobre o assunto, olhou para baixo e viu um lápis no chão.
– Se eu comparar alguns lápis posso vendê-los e então ter dois dólares em vez de um só.
Então, ele entrou numa papelaria e comprou todos os lápis que pôde com a nota de um dólar. Foi para a rua e vendeu cada um dos 25 lápis por 25 centavos. Faturou seis dólares e vinte e cinco centavos de dólar. Voltou à loja, comprou seis dólares e vinte e cinco centavos de lápis e vendeu tudo de novo. A história continua e a moral é bem clara. Você pode gastar seus recursos ou cuidar para usá-los com discernimento. Quanto mais sábio você for na escolha do modo de usar seus recursos, mais eficientes eles serão trabalhando a seu favor.
Essa pequena história, ilustra o quanto precisamos planejar com sabedoria a administração dos recursos. Todos nós recebemos certa quantidade de recursos. Alguns são intangíveis, como talentos, atributos e habilidades. Outros são tangíveis, como tempo, dinheiro, energia e relacionamentos. Os recursos tangíveis têm limites, são perecíveis. Suas reservas têm um fim. Usando com sabedoria, os resultados poderão ser surpreendentes. Agindo no impulso, podemos desperdiçá-los. Recursos como tempo, energia, relacionamentos e finanças podem potencializar ou comprometer uma meta. Por isso, é importante ter esses elementos trabalhando a seu favor, maximizando assim, seus recursos e suas chances de obter o sucesso.
Chérie Carter-Scott, autora do livro “Se o Sucesso é um Jogo, estas são as Regras” afirma que administração de recursos é como aiquidô da vida. Se você aprender como trabalhar com a energia que tem a seu dispor, estabilizando, distribuindo e trabalhando com ela, a vida funcionará da melhor maneira possível. Você estará, como dizem, “navegando a favor da maré”.
Participe da Conversa