Mediação de Conflitos: Abrindo Caminhos para a Resolução Ágil e Satisfatória de Conflitos
Caro leitor, cara leitora,
Que alegria estrear minha coluna Mediação e Gestão de Conflitos na Cloud Coaching! Me sinto muito honrada em compor o time de colunistas em um espaço que tanto agrega às nossas vidas.
Sou Juliana Polloni, mediadora de conflitos e de relacionamentos (vou contar para vocês que muitas vezes não há um conflito escancarado, mas há um clima tenso que tem prejudicado a convivência entre as pessoas e que pode ser cuidado através de conversas mediadas). Sou facilitadora de diálogos e utilizo diversas metodologias para que tenhamos os melhores processos dialógicos para cada finalidade (dá vontade de falar de tudo hoje, mas aos poucos vou apresentando essas metodologias por aqui para vocês).
Além disso, sou advogada, já fui professora de direito e hoje sou professora formadora de novos mediadores e treinadora de mediação de conflitos (e todo conteúdo que esse tema envolve) em empresas e cursos abertos. Gosto muito de estudar, pesquisar, descobrir novas metodologias, bem como mudar paradigmas.
E é sobre todos esses temas que circundam a prática da prevenção e gestão de conflitos que vamos dialogar a partir dessa coluna. Diálogo é fundamental na construção de nossas relações, então gostaria muito de ter uma interlocução com você, recebendo suas percepções e dúvidas que gostaria de ver abordadas neste espaço.
Um afetuoso abraço virtual!
Juliana Polloni
Mediação de Conflitos: Abrindo Caminhos para a Resolução Ágil e Satisfatória de Conflitos
A Mediação de Conflitos é uma metodologia de resolução de conflitos, consolidada no mundo todo e aqui no Brasil também. Temos inclusive uma lei específica sobre o tema (Lei 13.140 de 2015) e a regulamentação de sua aplicação pelo Poder Judiciário no Código de Processo Civil vigente.
Quando iniciei na mediação, ainda não tínhamos essas legislações em vigor no país. Eu atuava como advogada na área empresarial. O que me atraiu foi a forma dialogada, mais ágil e com maior possibilidade de satisfação dos meus clientes na resolução de suas questões com clientes, fornecedores e entre os sócios.
Ao invés de entregar ao Judiciário a decisão sobre os problemas da empresa, passei então a gerenciar mais adequadamente esses problemas. Dessa forma, passei a ter mais controle dos caminhos pelos quais passava a resolução deles.
E foi assim que fiz a transição entre ser advogada e usar a mediação para mergulhar profundamente nesse universo da negociação e da mediação para me tornar exclusivamente mediadora.
A Mediação de Conflitos é transdisciplinar, ou seja, é uma metodologia atravessada por saberes de áreas distintas. Nasce da ideia de complexidade, intersubjetividade e instabilidade do pensamento sistêmico onde se reconhece que uma área exclusiva do saber não é capaz de dar conta de todos os fatores que, de fato, envolvem a situação que gerou um conflito.
E por falar em conflito, algo básico da Mediação de Conflitos que desde já quero trazer para nossas conversas é que o conflito é entendido como algo que faz parte da vida. Não é bom, nem ruim. É a forma como lidamos com ele e que pode ser construtiva ou destrutiva. A Mediação é uma forma construtiva de lidar com o conflito.
A Mediação de Conflitos é um processo com começo, meio e fim.
Trata-se de uma metodologia pois existem etapas e ferramentas próprias. O mediador ou a mediadora é um profissional capacitado especificamente para essa atividade. Alguém, imparcial em relação ao resultado, que contribui para promover uma comunicação eficiente entre as pessoas, para que elas possam negociar seus interesses.
Então eu pergunto: Você, caro leitor, cara leitora, já viveu algum processo de Mediação? Já tinha ouvido falar sobre isso?
Há cerca de 20 anos temos a Mediação de Conflitos no Brasil. Contudo, como a cultura do litígio e a busca pelas instituições públicas é muito forte aqui, muitas pessoas ainda não sabem que esse caminho existe. É uma grande mudança de paradigma (forma como delimitamos nosso conhecimento sobre o mundo). Da cultura do litígio à cultura do diálogo. Da cultura da autoridade decidindo pelas pessoas à cultura da autonomia das pessoas na resolução de seus próprios problemas.
Vamos trilhar esse caminho da Mediação por aqui e assim dialogar sobre as múltiplas possibilidades que ela oferece. Caminhos na esfera negocial, relacional e organizacional. Isso pode, de fato, melhorar muito a gestão financeira e de pessoas.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Mediação de Conflitos? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em trilhar esse caminho com você.
Um abraço,
Juliana Polloni
https://www.linkedin.com/in/juliana-polloni
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