Programas de capacitação docente constituem o planejamento estratégico de instituições que reconhecem a importância do professor em seu desenvolvimento humano junto aos viveres: pessoal, acadêmico e organizacional.
Treinamentos, palestras e Coaching são escolhas interessantes e possibilitam caminhos para que a gestão de pessoas seja atuante. Contudo, sabemos que o dia a dia do professor é repleto de desafios e de possíveis sobrecargas de trabalho.
Nesta direção, percebo que a mentoria docente viabiliza o olhar para a pessoa-professor com maior agilidade: ela diminui a necessidade de traslados e promove a melhoria contínua das boas práticas de ensino via o exemplo e a aprendizagem na ação.
Naturalmente, professores mentores capacitam novos multiplicadores daquele conhecimento comum e necessário aos colegas ingressantes; bem como, aos já docentes que por um ou outro motivo necessitam de reciclagens junto às diretrizes acadêmicas e institucionais.
Uma ação que comunica muitos recursos e valores vindos da mentoria ocorre por meio da disponibilidade do professor mentor ao permitir que os colegas assistam às suas aulas. Sendo que o contrário apenas ocorre quando há o convite para tanto.
Desta forma e aos poucos, os constrangimentos diminuem e as relações professor-mentor e professor-aluno são amplificadas. Há também, neste contexto, a proximidade espontânea entre aqueles que compartilham centros de interesse e disciplinas afins.
A mentoria oferece o acolhimento docente e comunica as boas vindas por meio das crenças e dos princípios que a instituições possui. Laços são construídos, mantidos e compartilhados para que os ambientes de aprendizagem sejam constantemente relidos.
Atualmente, um grande desafio vivenciado por ela é a aprendizagem centrada no aluno. São necessários esforços conjuntos para que o relacionamento humano e as tecnologias encontrem as misturas adequadas para que o professor e o aluno comprometam-se e alcancem juntos à aprendizagem com amor.
Participe da Conversa