fbpx

Mesada pode condicionar filhos a serem empregados

Devemos acostumar nossos filhos à necessidade de trabalhar e não a de esperar um salário fixo no final do mês. Mesmo porque não haverá empregos formais para todos da nova geração, daí a importância de ensiná-los a encontrarem alternativas.

Autor do livro “Educando filhos para empreender”, João Kepler Braga (especialista em empreendedorismo e educação financeira), alerta que o mundo mudou e vê a mesada como possível armadilha para o futuro dos jovens.

Pai de três jovens empreendedores, o autor do livro “Educando filhos para empreender” (Literare Books), João Kepler Braga, afirma nunca ter dado mesada para os seus filhos. Ciente de que a sua atitude vai na corrente contrária a de outros educadores financeiros, Braga explica que o mundo se transformou e alguns padrões precisam ser revistos com urgência. De acordo com ele, a mesada condiciona os filhos à sensação de segurança, e isso é falso nos dias atuais.

“Devemos acostumar nossos filhos à necessidade de trabalhar e não a de esperar um salário fixo no final do mês. Mesmo porque não haverá empregos formais para todos da nova geração, daí a importância de ensiná-los a encontrarem alternativas ”, aponta.

Oferecer a quantidade certa de dinheiro para os gastos fixos pode ser uma boa proposta para os pais. “Por exemplo, eu sempre dei a cada um deles o dinheiro exato para o lanche. Qualquer nova vontade ou necessidade, eles precisavam negociar diretamente comigo ou com a mãe”, informa, acrescentando que o objetivo é ensinar que não há nada garantido.

Se por um lado a mesada ensina às crianças coisas interessantes, como organização, controle e disciplina, por outro passam uma sensação equivocada, de que sempre haverá um dinheiro garantido. “Não os preparar para essa realidade pode ser uma verdadeira armadilha”, adverte. Segundo o especialista, é fundamental que desde cedo os filhos sejam treinados para terem uma postura empreendedora diante da vida. “Não se trata apenas da questão profissional, mas da maneira de enxergar a própria trajetória como um todo”, analisa.

Apesar do pioneirismo da sua proposta, Kepler Braga afirma não querer polemizar. Segundo ele, o objetivo do livro não é dividir opiniões e sim abrir um amplo debate. “Acho que o tema ‘educação financeira familiar’ pode ser um ponto de partida para repensarmos todo o modelo de educação tradicional, que vem desde o século XVIII”, destaca.

De acordo com o autor, há séculos as crianças são estimuladas a irem à escola, vestirem seus uniformes, fazerem provas e verem sua capacidade de decorar um assunto ser impiedosamente cobrada. “Há pouquíssimo estímulo para eles fugirem desse padrão, para buscarem soluções diferentes. Esse debate precisa ser proposto, seja por educadores, psicólogos, pediatras ou simplesmente por pais que desejam um futuro bom para os seus filhos”, observa.

Mais do que apontar respostas, o livro “Educando os filhos para empreender” surge como um espelho das novas relações entre pais e filhos, a partir das experiências diárias vividas pelo autor. “Não quero ser o dono da verdade. Por isso, convidei para prefaciar meu livro o educador financeiro e também autor, Gustavo Cerbasi, que defende a prática da mesada. Neste momento, o debate saudável é muito mais interessante do que a polarização de ideias”, assinala, enfatizando que além da iniciativa de não dar mesada há diversas outras formas de criar empreendedores.

Na casa de Kepler Braga, suas teorias vêm trazendo bons resultados. A filha mais nova, Maria (13 anos) produz cupcakes e os vende na escola desde os oito anos; Davi Braga (16 anos) é fundador de uma startup chamada List-It (de lista de material escolar), além de rodar o País fazendo palestras e inspirando jovens; e o mais velho, Theo Braga (18 anos) é um negociador nato, fundou e vendeu empresas e é produtor de eventos. “Você pode estar perguntando: mas eles estudam normalmente, tiram boas notas, têm tempo para brincar e se relacionar? A resposta para todas essas perguntas é: sim!”, garante o autor.

João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa