Metabolismo é a energia gasta pelo organismo, para manter suas funções vitais.
Há influência de diversos fatores no funcionamento metabólico, por exemplo, genética, idade, sexo, altura, peso, prática de atividade física, etc. O gasto de mais ou menos energia depende desses fatores. Por isso, algumas pessoas são magras e, mesmo comendo de tudo, não engordam. Enquanto outras, enfrentam grandes dificuldades para conseguirem emagrecer.
Porém outros fatores estão sob o nosso controle, e através de atitudes podemos manter um excelente funcionamento metabólico, atingindo objetivos com maior facilidade e entendimento.
Tecido muscular: Quanto mais tecido muscular, maior será o gasto calórico. A manutenção da massa muscular está diretamente ligada à prática de exercícios e alimentação correta.
Frequência das refeições: Com o jejum prolongado o corpo passa a trabalhar em marcha lenta, diminuindo o ritmo de todas as funções com o objetivo de poupar energia.
Intensidade da atividade física: Quanto mais intensa, maior o aumento do metabolismo.
Escolha dos alimentos: As dietas muito restritas em gordura tendem a resultar em baixa produção hormonal o que leva à diminuição do metabolismo.
Hidratação: A falta de água desacelera o metabolismo, pois quase todas as funções do corpo dependem da sua presença. Ela é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos.
Estresse: Com a liberação do hormônio cortisol, o metabolismo torna-se mais lento e o corpo armazena gordura. Além disso, o estresse gera um quadro de ansiedade, que faz com que muitas pessoas passem a comer mais.
O aumento do consumo de Água é muito importante para o METABOLISMO trabalhar de forma positiva, conforme vimos acima, com isso esteja sempre com uma garrafinha e observe a quantidade consumida para avaliação de profissionais especializados.
A Qualidade da Alimentação vai ser o nosso grande diferencial e com certeza incluindo alimentos que promovam beneficios extras como aveia, frutas vermelhas, verduras verdes escuras, entre outras, auxiliarão para obtenção de saúde, vitalidade, bem estar, entre outros.
Vamos falar mais sobre os beneficios dos alimentos nos próximos artigos, mas a mensagem final é que você precisa estar atento na continuidade dessa nova proposta alimentar, não adianta aderir um “nova dieta” que não tem haver com sua rotina, estilo de vida e necessidade nutricionais e que além disso não promova saúde.
Eu estarei aqui para auxiliá-los caso necessário!
Boa sorte!
Daniela Cierro
Participe da Conversa