fbpx

Metas 2020: Como estabelecer metas de sucesso!

Como estabelecer metas que sejam realizáveis para avançarmos melhores e mais saudáveis? Confira 5 critérios para estabelecer uma meta inteligente!

Como estabelecer metas

Metas 2020: Como estabelecer metas de sucesso!

Todo início de ano estabelecemos metas: emagrecer 3 quilos, frequentar a academia, passar mais tempo com a família e amigos, cuidar de si. Ao passar do tempo, estes pequenos sonhos são esquecidos até o início do próximo ano quando novamente tentamos retomar as metas do ano anterior: emagrecer, praticar atividade física, dedicar mais tempo aos filhos e companheiros, dormir mais – ou seja, exercer o autocuidado de forma geral. Como podemos estabelecer metas que sejam realizáveis para que possamos avançar nos anos seguintes melhores e mais saudáveis?

Segue abaixo cinco critérios para estabelecer uma meta inteligente:

1. Seja específico

Quanto mais específica a meta, mais concreta ela se tornará. Por exemplo, você quer praticar atividade física. Qual tipo de atividade física? Existem muitas modalidades de atividade física. Vale lembrar que atividade física não existe apenas em academia – existem muitos tipos praticados ao ar livre por exemplo. Comece pensando: o que você gosta? Dança? Lutas? Corrida?

2. A meta precisa ser mensurável

Isso quer dizer que é necessário conseguir medir o seu progresso. Por exemplo, quantos quilômetros você esta caminhando, quantos quilos está perdendo, quantidade de horas dedicadas para o sono! É fundamental ter alguma métrica atrelada à meta – seja ela de quantidade, duração, distância, frequência etc. Conforme você for engajando na sua meta e realizando pequenas conquistas, você poderá ir regulando e criando um desafio maior através desta medição.

3. A meta precisa ser alcançável!

Não adianta estabelecer uma meta que levará ao fracasso como, por exemplo, de correr uma maratona se não corro nem 5 quilômetros. Comece com pequenos passos – 1 quilometro, 2 quilômetros, e assim por diante. O sucesso da meta está nas realizações diárias e não no resultado final. Logo, foque em atividades que sejam possíveis de serem incluídas na sua rotina.

Seja realista. Por exemplo, para conseguir comer 5 porções de frutas por dia preciso ir no supermercado. Para isso, é necessário planejar sua compra. Pense no passo a passo até chega ao momento final, começando desde o primeiro momento (fazer a lista de compras) até a execução (comer 5 porções de frutas).

4. Considere prazos curtos, não eternos

Contemple períodos semanais ou quinzenais para cumprir a meta. Então uma vez passado este tempo, revise a meta. O que deu certo? O que foi difícil? E estabeleça um novo objetivo seguindo os mesmos critérios!

5. A meta precisa ter um significado maior para você

Por que você deseja atingir esta meta? Como ela está conectada com seu propósito e valores? Avalie o grau de importância desta meta para a sua vida. Se você atingir (ou não) a meta, o que muda para você? Como esta meta reflete suas forças? Sonhos?

O importante é encontrar pequenos sucessos para aumentar a autoestima (o quanto você gosta de você) e autoeficácia (crença que você é capaz). Seguindo estes critérios, você estabelecerá uma meta com maiores chances de concretização. Ao incluir estas pequenas mudanças na sua vida, então você se sentirá mais saudável e começará cada ano com mais qualidade e energia.

“Metas são sonhos com prazos definidos.” (Dana Scharf-Hunt)

Sharon Feder
http://carevolution.com.br/

Confira também: A Importância da Pausa

 

Sharon Feder Author
⚙️ Carevolution
Sharon Feder é formada em Psicologia pela Brown University nos EUA, com especialidade em Estudos Brasileiros e Portugueses pela Brown University e Coach de Saúde e Bem-Estar com Certificação Internacional pela Wellcoaches (EUA). Treinada no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (ProChange Behavior Systems). Atualmente, é Sócia Diretora na Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar, desenvolvendo programas de qualidade de vida e capacitações de profissionais com foco em mudança de comportamento, engajamento e autocuidado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa