fbpx

METAVERSO: Tudo que você precisa saber sobre esta tecnologia!

Você sabe o que é o Metaverso e por que você precisa hoje mesmo conhecê-lo? Então aprenda tudo que você precisa saber sobre a tecnologia que integra os mundos real e virtual.

METAVERSO: Tudo que você precisa saber sobre a tecnologia que integra os mundos real e virtual

METAVERSO: Tudo que você precisa saber sobre a tecnologia que integra os mundos real e virtual

No mundo de hoje o físico está cada vez mais misturado com o virtual. O chamado Metaverso Contínuo está aqui, e traz uma série de novas tecnologias e experiências que revolucionarão a administração empresarial.

Um estudo recente realizado pela Accenture, diz que as empresas que se atualizarem, para acompanhar a velocidade das mudanças digitais, passarão a se encontrar em dois mundos: online e offline. Neles, vão manter as realidades físicas e virtuais que construíram por si mesmas e fornecer serviços em ambientes criados por outras pessoas. As pessoas viverão pulando de um mundo ao outro ativamente todos os dias. Companhias líderes precisam criar estratégias para um mundo onde o físico se mistura com o virtual, por diversas plataformas, e o sucesso está em navegá-las para alcançar clientes, funcionários e parceiros.

Falando assim, nada disso parece ser muito novo. Nada muito diferente do mundo real versus redes sociais. Quantas pessoas não vivem pulando de mundo em mundo através dos seus celulares? Indo ainda mais além, quem se lembra dos primeiros jogos de realidade virtual? Como o antigo Second Life, onde as pessoas criavam seus avatares e interagiam com outros avatares de outros jogadores no mundo virtual.

Então qual é a diferença disso para o Metaverso?

A diferença é a velocidade com que a conectividade, inteligência artificial, blockchain e a realidade virtual e aumentada evoluem. Há 10 anos atrás o mundo virtual ficava apenas no virtual. Hoje em dia há robôs se comunicando conosco o tempo todo, como por exemplo, nas redes sociais e nos atendimentos ao cliente via whatsapp. As coisas, objetos, têm internet, e os robôs são capazes de manusear itens e fazer atividades que antes eram feitas apenas por nós humanos.

A evolução não para. A internet está sendo reinventada a todo momento, assim como a nossa forma de nos relacionar e comunicar uns com os outros. Especialmente nos últimos dois anos, com a pandemia e o lock down, as empresas foram estimuladas a explorar novos modelos de experiência digital, que levaram as pessoas a viver virtualmente de uma forma nunca antes imaginada. Subitamente as empresas tiveram que se adaptar digitalmente porque as pessoas passaram a trabalhar de casa, remotamente em home office. Muitos tiveram que aprender e se acostumar a usar ferramentas de vídeo chamadas e sistemas de trabalho que permitissem maior interação, mesmo à distância. Uma nova realidade que veio para ficar. Tanto que muitas empresas continuaram no esquema de trabalho remoto, mesmo após a pandemia.

Agora, o Metaverso surge como a evolução natural, que concilia como a internet funciona hoje, com o que esperamos dela no futuro.

Para termos uma ideia mais clara, no Metaverso, a experiência de home office poderia vir acompanhada de realidade virtual. Por exemplo, seria utilizado uma espécie de óculos especial, de forma que o funcionário poderia se ver dentro da empresa e até interagir com os outros colegas em forma de avatar, numa reunião virtual. Ou ainda em outro exemplo, acessar plantas baixas por meio de realidade aumentada. Ou simplesmente fazer pagamentos de forma unicamente digital, com moedas digitais inclusive. Tudo isso pode ser de grande ajuda para a maior eficiência no trabalho, para a manutenção do relacionamento corporativo e da qualidade de vida dos funcionários em home office.

A chegada do Metaverso desafiará as companhias a alterar a presença online e moldar a próxima revolução das plataformas, conforme se constroem novas maneiras de se conectar aos clientes, parceiros e à força de trabalho digital. Empresas e pessoas se encontrarão na intersecção de novos mundos. Assim, problemas antes considerados impossíveis se tornam cada vez mais solucionáveis. Os ambientes e negócios estão cada vez mais cheios de máquinas quase humanas. Robôs físicos, como os de uma linha de montagem, e virtuais, como os que criam e compartilham as famosas fake news das campanhas nas eleições.

Estamos transformando o mundo, atingindo um nível de controle sem precedentes, além de automação e personalização. É o mundo programável. As empresas estão cada vez mais se questionando o que é real, o que não é, e se a linha que divide esses dois mundos realmente importa. Essas mudanças já estão em curso e certamente terão grande impacto no modo de operação do mundo corporativo. Portanto, invista em conhecimento para não ficar para trás na onda da evolução digital!

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre o Metaverso, a tecnologia que integra os mundos real e virtual? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Um forte abraço e boas realizações!

Paula Quiser
https://www.linkedin.com/in/paula-quaiser

Confira também: 13 Lições para Você se Destacar em Sua Liderança!

 

⚙️ Saiba mais
Paula Quaiser é Founder da Canvas Academy & Business Coach. Pós-Graduada em Gestão e Marketing pela ESPM, Certificação Internacional BCI – Behavioral Coaching Institute pela AbraCoaching e pela We Create Coaching Portugal. Certificada em Business Modeling Canvas com Alexander Osterwalder em 2011, e Master Coach Business Model You, Certificação com Timothy Clark em Londres, 2014 (primeira brasileira certificada em BMY). Foi consultora integral da incubadora de empresas Experimental AD/Venture, mentora de empreendedorismo da Prefeitura de Porto Alegre através do POA Digital, mentora do Startup Weekend, e Business Coach desde 2012. Palestrante internacional, em mais de 10 cidades entre Europa, EUA e Brasil. Autora do método Canvas Coaching no Brasil, fundadora da Canvas Academy. Coautora do livro Business Model Teams, com Timothy Clark e Yves Pigneur. Indicada ao prêmio BID-Star Quality Awards em Genebra, Suíça, pela qualidade da inovação no coaching.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa