Quanto mais eu leio e estudo, mais eu me surpreendo com a infinidade de excelentes soluções que temos disponíveis no mercado. A produtividade, por exemplo, é uma questão que afeta todos nós. Com o dia a dia corrido, precisamos ter muita criatividade e agilidade para encontrar tempo de realizar todas as tarefas. Mas saiba, que a busca pela eficiência no trabalho já vem de muito tempo…
Em 1918, Charles M. Schwab era um dos homens mais ricos do mundo. Presidente de uma das maiores empresas de construção naval nos Estados Unidos – Bethlehem Steel. Na época, ele estava em busca de aumentar a eficiência do seu time de trabalho.
A partir dessa necessidade ele agendou uma reunião com um respeitado consultor da época – Ivy Lee. Lee era um homem de negócios que ficou conhecido por ser um dos pioneiros na área de relações públicas.
Ao receber o pedido de Charles, Lee pediu apenas 15 minutos com cada executivo da equipe. Durante esse tempo, Lee explicou seu método simples para conseguir mais produtividade.
- No final do dia, escreva as seis coisas mais importantes que você precisa fazer no dia seguinte. Não escreva mais do que seis;
- Priorize as seis tarefas em ordem de importância;
- No dia seguinte, concentre-se apenas no primeiro item. Trabalhe em cima dele até que o conclua;
- Continue dessa forma com os demais itens. No final do dia, coloque as tarefas não finalizadas para a próxima lista e faça uma nova com outros seis afazeres;
- Repita o processo durante todos os dias de trabalho.
A equipe de Schwab ficou encantada com o progresso que o método trouxe para a empresa. Mas quais são os motivos para o sucesso do método? Primeiro o método é tão simples, que realmente funciona. Mesmo quando emergências aparecem, é importante se lembrar de ignorá-las sempre que possível, tratá-las quando necessário e voltar à sua lista de afazeres o quanto antes.
Isso significa usar regras simples para lidar com situações complexas. Segundo o método, força as pessoas a fazerem escolhas e tirar a tensão de iniciar uma tarefa, já que podemos decidir o primeiro item da lista uma noite antes de realizá-lo.
Esta estratégia faz com que você pense no assunto, de modo que não seja tão difícil executá-lo. E o gran finale, ele exige que você foque numa única atividade. É quase impossível ser ótimo em uma atividade se você está sempre se dividindo entre várias ao mesmo tempo. O grande segredo da produtividade é foco e persistência. Fazer a tarefa em primeiro lugar é uma forma de ser mais produtivo.
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