A administração de conflitos é uma das 12 competências do modelo de Inteligência Emocional desenvolvida por Daniel Goleman e Richard Boyatzi, que é a capacidade de se lidar, de forma diplomática, com situações emocionalmente carregadas.
De acordo com Goleman, as pessoas que desenvolvem esta competência apresentam também as seguintes características:
- Sentem-se seguros em discussões discordantes;
- Sabem se comunicar de forma eficaz com todas as partes envolvidas;
- Têm habilidade em buscar metas mutuamente benéficas para a solução do conflito;
- Têm facilidade de abordar abertamente todas as nuances presentes em um desentendimento.
Quando desenvolvemos nossa autoconsciência, percebemos o papel que temos dentro do conflito e qual a nossa responsabilidade e contribuição. O mediador de conflitos tem que ser hábil também na consciência social para perceber as emoções envolvidas no episódio.
Como a autoconsciência e a consciência social devem acontecer em tempo real, é importantíssimo que o mediador tenha também a habilidade de viver no momento presente e estar aberto a todas e quaisquer variações das emoções presentes na situação.
Antes de quaisquer outras considerações é muito importante levar em conta que, quando o gestor tem a característica de viver com atenção plena no momento presente, o ambiente de trabalho e as interpelações no ambiente profissional têm uma melhora considerável. O gestor deixando de ser controlador e centralizador para se tornar um influenciador de pessoas, reduz as causas de conflitos internos na equipe.
A Atenção Plena – Mindfulness – contribui, não só com o gestor, mas com toda a equipe, pois todos reconhecem o que é verdadeiramente importante para si e para a equipe, todos veem as coisas como realmente são, além de auxiliar no comportamento do grupo em trabalhar para o bem comum, fortalecendo relacionamentos mais solidários e colaborativos.
Quando a prática do Mindfulness é implantada no ambiente corporativo percebemos que os envolvidos se tornam menos reativos e que o nível de estresse individual e da equipe é reduzido consideravelmente.
Não podemos nos esquecer que alto estresse da equipe é a maior fonte geradora de conflitos internos.
Se o Mindfulness é uma prática entre os colaboradores, cabe aqui algumas dicas para administrar os possíveis conflitos que surgirem:
- Aprenda a perceber os sinais de conflito assim que eles iniciam;
- Aprimore a autoconsciência e a consciência social, que se obtém desenvolvendo a Inteligência Emocional;
- Identifique as emoções envolvidas nos conflitos e atue observando as suas próprias emoções;
- Sempre atue no terreno onde os envolvidos têm pontos de vista em comum.
A cada dia percebemos a importância do desenvolvimento da Inteligência Emocional e a prática do Mindfulness no dia a dia.
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