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Mindfulness e Conflitos

Quando a prática do Mindfulness é implantada no ambiente corporativo percebemos que os envolvidos se tornam menos reativos e que o nível de estresse individual e da equipe é reduzido consideravelmente.

A administração de conflitos é uma das 12 competências do modelo de Inteligência Emocional desenvolvida por Daniel Goleman e Richard Boyatzi, que é a capacidade de se lidar, de forma diplomática, com situações emocionalmente carregadas.

De acordo com Goleman, as pessoas que desenvolvem esta competência apresentam também as seguintes características:

  • Sentem-se seguros em discussões discordantes;
  • Sabem se comunicar de forma eficaz com todas as partes envolvidas;
  • Têm habilidade em buscar metas mutuamente benéficas para a solução do conflito;
  • Têm facilidade de abordar abertamente todas as nuances presentes em um desentendimento.

Quando desenvolvemos nossa autoconsciência, percebemos o papel que temos dentro do conflito e qual a nossa responsabilidade e contribuição. O mediador de conflitos tem que ser hábil também na consciência social para perceber as emoções envolvidas no episódio.

Como a autoconsciência e a consciência social devem acontecer em tempo real, é importantíssimo que o mediador tenha também a habilidade de viver no momento presente e estar aberto a todas e quaisquer variações das emoções presentes na situação.

Antes de quaisquer outras considerações é muito importante levar em conta que, quando o gestor tem a característica de viver com atenção plena no momento presente, o ambiente de trabalho e as interpelações no ambiente profissional têm uma melhora considerável. O gestor deixando de ser controlador e centralizador para se tornar um influenciador de pessoas, reduz as causas de conflitos internos na equipe.

A Atenção Plena – Mindfulness – contribui, não só com o gestor, mas com toda a equipe, pois todos reconhecem o que é verdadeiramente importante para si e para a equipe, todos veem as coisas como realmente são, além de auxiliar no comportamento do grupo em trabalhar para o bem comum, fortalecendo relacionamentos mais solidários e colaborativos.

Quando a prática do Mindfulness é implantada no ambiente corporativo percebemos que os envolvidos se tornam menos reativos e que o nível de estresse individual e da equipe é reduzido consideravelmente.

Não podemos nos esquecer que alto estresse da equipe é a maior fonte geradora de conflitos internos.

Se o Mindfulness é uma prática entre os colaboradores, cabe aqui algumas dicas para administrar os possíveis conflitos que surgirem:

  1. Aprenda a perceber os sinais de conflito assim que eles iniciam;
  2. Aprimore a autoconsciência e a consciência social, que se obtém desenvolvendo a Inteligência Emocional;
  3. Identifique as emoções envolvidas nos conflitos e atue observando as suas próprias emoções;
  4. Sempre atue no terreno onde os envolvidos têm pontos de vista em comum.

A cada dia percebemos a importância do desenvolvimento da Inteligência Emocional e a prática do Mindfulness no dia a dia.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
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