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Modelo (de Vendas) Spin: A Diretriz dos Vendedores de Sucesso!

Você quer ser um vendedor de sucesso? Aprenda o modelo de vendas Spin para gerar compreensão, conexão com seus clientes e resultados sustentáveis e duradouros.

Modelo (de Vendas) Spin: A Diretriz dos Vendedores de Sucesso!

Modelo (de Vendas) Spin: A Diretriz dos Vendedores de Sucesso!

No artigo anterior, aprofundamos na estratégia SPIN através dos quatro blocos de perguntas idealizadas para qualificar um lead no processo comercial, identificar as suas necessidades e aumentar assim as taxas de conversão: perguntas de Situação, Problema, Implicação e Necessidade de Solução. Hoje então mergulharemos no Modelo SPIN.

E o que é isso?

O modelo SPIN é um modelo de processo de vendas pautado em perguntas. Pensada pelo autor Neil Hackman, esse modelo não prediz uma fórmula imóvel, fixa, ao contrário, sugere, de forma ampla e organizada, as etapas de uma conversa de vendas a partir do entendimento da situação do cliente.

E qual é o modelo SPIN?

1º passo:

O vendedor faz perguntas de situação para compreender o contexto atual do cliente, criando então um ambiente para usar as perguntas de problema. As perguntas de problema determinam assim o momento atual do cliente.

2º passo:

Através das perguntas de problema, que exploram em profundidade os desafios, as barreiras e as insatisfações, o cliente acaba por revelar suas necessidades implícitas.

3º passo:

Ao conhecer as necessidades implícitas do cliente, o vendedor então faz perguntas de implicação, de modo a esclarecer e mostrar a magnitude dos desafios, barreiras e insatisfações.

4º passo:

Ao conseguir a concordância do cliente sobre o tamanho e seriedade dos seus problemas, o vendedor parte então para as perguntas de necessidade de solução, que permitirão que o cliente expresse suas necessidades explícitas.

5º passo:

Uma vez que o cliente expressou suas necessidades explícitas, o vendedor poderá apontar os benefícios e as soluções que os seus produtos e/ou serviços oferecem.

Como eu disse, o autor sugere as etapas do modelo SPIN, contudo, elas podem ser executadas de acordo com o andar da conversa, das informações recebidas, de forma fluida. Por exemplo, se o vendedor estiver lidando com um cliente de menor porte, já poderá oferecer as soluções comentadas no passo cinco, no passo três.

O modelo SPIN é, portanto, uma diretriz a ser seguida pelos vendedores de sucesso, já que seus passos repetidos ou intercalados, geram compreensão, conexão, resultados sustentáveis e duradouros.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Modelo (de Vendas) Spin? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Élida Fagundes
http://ativar1998.com.br/

Fonte:
HACKMAN, Neil. Alcançando excelência em vendas: Spin Selling – construindo relacionamentos de alto valor para seus clientes. 2009. São Paulo, M.Books do Brasil.

Confira também: Spin Selling e as perguntas que vão Aumentar Suas Taxas de Conversão!

 

⚙️ Ativar1998
Com 25 anos de experiência em vendas, Élida já atuou em diferentes segmentos, passando pelas empresas Citibank, Ticket, Janssen&Cilag, Eli Lilly e GE. Depois de alguns anos como líder na área comercial, movida pela paixão por gente, fez algumas formações de desenvolvimento de pessoas e abriu o braço de treinamento e facilitação da consultoria Ativar1998, o qual dirige. Como consultora de comportamento humano e instrutora e facilitadora master, seu foco está no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, formação de times mais engajados, produtivos e capacitados e condução de conversas ativas e empáticas. Mestre em Administração e Negócios pela PUC/RS, pós-graduada em Marketing e Gestão de vendas, é Instrutora Master pela McSill Story Studio e Designer Instrucional pela ABTD. É ainda certificada Especialista Emocional pela SBIE, Coach de Inteligência Emocional pelo SEI, Coach pelo ICI e SBC, Líder Coach pela SBC e Especialista em Comunicação Não Violenta (CNV) pela Nazaré Uniluz.
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