A Copa acabou! Agora o foco é nas eleições. Da Copa ficaram boas e más recordações. O cenário deste momento, conforme esperado, é que a conta ficou cara para nós, e agora temos que pagar. Nos próximos meses e até anos, veremos o governo pressionando a arrecadação de impostos de forma furiosa. E os empreendedores e famílias que gastaram por impulso? Lembram-se do post sobre “Desejo ou Necessidade”?
Aposto que todo mundo já está de olho no 13º salário, não é? O 13º salário é muito utilizado para arcar com os próximos gastos do ano seguinte como IPTU, IPVA, matrícula escolar, material escolar, férias, etc.
O cenário daqui para frente é de menos otimismo, menos dinheiro em caixa, menos negócios na economia e maior risco sobre os empregos.
Vamos entender este momento. Os fornecedores aumentaram seus preços. Estes preços são repassados ao consumidor final, isto é, nós. É só ver o preço nos supermercados, um bom termômetro. Fora luz, água, tarifas de serviços, etc.
Com a taxa de juros praticada hoje teremos menos dinheiro no bolso. O cheque especial, os empréstimos pessoais, as compras parceladas, os seguros, os planos de saúde, ficaram mais caros. O governo quer que com o aumento de juros o consumidor se sinta desestimulado a consumir e isto é uma forma de conter a inflação.
Sua conta corrente está no vermelho? Então você deve rever seu orçamento. Não devemos economizar apenas, poderá haver uma recessão e o cenário é ruim para o consumo e pode não ser passageiro, fora o risco de desemprego.
Para aqueles que vêm seguindo meus artigos da coluna “Tudo Azul”, que se planejaram e conseguiram atender apenas suas necessidades, parabéns!
Conforme publiquei, quem tem dinheiro na mão deve aproveitar, é hora de barganhar. Enfim, o debate eleitoral trará turbulência ao cenário socioeconômico. Sendo assim, é melhor dar um descanso para o seu dinheiro.
Falar de investimentos neste momento é arriscado, mas, diferente do post anterior, talvez seja melhor procurar um Fundo de Investimento (lembre-se da taxa de administração e patrimônio líquido) ao invés de um CDB. A pior aplicação neste momento é a Poupança.
Até o próximo encontro!
Beth Kassis
Participe da Conversa