2022 – Mudanças do Algoritmo do Instagram podem impactar audiência da sua conta
Que as mudanças do Instagram costumam ser constantes e afetar usuários, não é novidade. Agora, você sabia que as atualizações recentes podem impactar a audiência da sua conta?
Isso acontece porque desta vez as modificações são grandes e muito significativas. Elas afetam toda forma como utilizamos a rede social e como as publicações são distribuídas. Dentro disso, empresas e usuários precisam de fato reavaliar como produzem os seus conteúdos para continuar crescendo organicamente.
Quais são as principais mudanças do Instagram?
A principal mudança do Instagram, definitivamente, foi o feed. A partir de agora, o usuário pode escolher entre três tipos de timeline, sendo dois deles com os posts exibidos em ordem cronológica.
1. Feed controlado por algoritmos (padrão)
Esta timeline prioriza publicações que estão em alta e também sugere conteúdos de assuntos que você consuma consumir. Inclusive, até posts de perfis que você não segue, mas que são do seu interesse, aparecem como recomendados. Tudo isso sem nenhum tipo de ordem cronológica.
2. Novo feed “Seguindo”
Aqui são mostrados, de forma sequenciada, apenas as postagens das pessoas e páginas que você segue. Ou seja, quem acabou de postar, dentro dos perfis que você acompanha, vai aparecer primeiro no seu aplicativo.
3. Novo feed “Favoritos”
Exibe apenas as publicações de até 50 perfis que você favoritou. Os posts também são em ordem cronológica.
Como contornar eventuais problemas
Se o usuário escolher uma timeline baseada em “favoritos”, então o seu perfil pode ficar de fora, provocando queda de engajamento.
Já se ele optar por visualizar o conteúdo de quem está seguindo, então o impacto será de outra forma. Neste caso, afetará mais perfis que postam pouco, já que em “Seguindo” os conteúdos aparecerão em ordem cronológica.
Mas será que existem maneiras de contornar esses problemas? A resposta é sim!
A primeira medida a ser tomada é de fato conhecer muito bem a persona da sua audiência. Isso significa descobrir as dores, as necessidades desse público, o comportamento nas redes, os horários que mais acessam…
Além disso, é importante avaliar a possibilidade de um aumento nas publicações diárias. Se você tem um orçamento destinado para o conteúdo digital, então este também é o momento de investir em anúncios. Certamente, a mídia paga será cada vez mais importante.
E, acima de tudo, priorize a qualidade. Sempre. É isso que fará os usuários começarem a seguir a sua conta, consumirem o seu conteúdo e assim também “favoritarem” o seu perfil.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como contornar eventuais problemas com as mudanças do algoritmo do feed do Instagram em 2022? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br
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