Mundo Disruptivo: O que isso me afeta como profissional?
O avanço tecnológico, social e cultural é difícil de ser ignorado. E muitas vezes esse avanço vem de modo disruptivo!
Se pensarmos que disrupção é algo inovador, inédito, algo que ninguém pensou que pudesse existir, algo que rompe paradigmas, que interrompe o segmento normal de um processo, que descreve ideias, atitudes, conceitos, pensamentos capazes de quebrar padrões existentes e entregar novas soluções mais acessíveis, simples, eficientes… Indo de encontro à evolução natural do ser humano e da vida…
Então faz sentido que essa nova forma de mundo, impacte diretamente os profissionais, exigindo também uma nova mentalidade, novas atitudes, gerando novas perspectivas e direcionamentos.
E resistir a essas mudanças gera dor! Se encaixar num padrão que muitas vezes não lhe cabe, gera uma ansiedade e angústia.
Mas nos esquecemos que o ser humano é altamente adaptável. Isso não significa que não exige esforço, um turbilhão de emoções, mas no final ele se adapta.
Visto o pico da pandemia, onde profissionais da saúde mudaram o ritmo de atendimentos, profissionais que atuavam em escritórios tiveram que adaptar sua rotina profissional em seus lares com seus familiares, empresários que foram à falência e precisaram encontrar novas formas de monetizar, outros profissionais que não puderam ficar em isolamento, aprenderam a sobreviver com máscaras, álcool em gel, lavando suas mãos mais de vinte vezes ao dia…
Nenhuma mudança é fácil, requer novas habilidades…
Cada ser tem uma personalidade própria, um jeito peculiar de ser, pensar, agir, reagir e justamente essa diferença é que engrandece esse mundo disruptivo.
Segundo estimativa das Nações Unidas, somos 8 bilhões de pessoas vivendo no planeta Terra. E 8 bilhões de seres, que pensam, sentem, percebem, agem e reagem de forma diferente!
Diante do exposto, na minha opinião, o que cada profissional deve fazer, não é querer “se encaixar”, mas sim aprender “fluir” nessa nova realidade.
Despertando seu próprio potencial, a consciência individual do que quer, pode e consegue fazer, vencer medos, resistências e reaprender diariamente, se transformando, evoluindo com segurança e alegria no coração.
Esse processo leva um tempo diferente para cada profissional.
Li uma frase em um texto da Psicóloga Valeria Sabater, que faz total sentido nesse contexto,
“Apenas homens e mulheres que confiam em suas capacidades, que dispõem de uma autoestima e de crenças pessoais sobre si mesmos fortes o suficiente, poderão trazer o progresso para a sociedade.”
E trazer o progresso para a sociedade, não é para todos. Mas compartilhar desse progresso e progredir diariamente como individuo, aí sim, essa é uma responsabilidade de todos.
As pessoas que permanecem estagnadas tentando se encaixar vão sofrer, e como profissionais, acabam perdendo espaço para o novo. Saber como se reinventar, se permitir reaprender e aprender diariamente é fundamental para manter o seu espaço no mercado e buscar a evolução, seja como colaborador ou dono de uma empresa.
Este processo não precisa ser dolorido, existem formas e metodologias para uma mudança de mentalidade e atitude.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como o mundo disruptivo afeta você como profissional? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios
Confira também: Zona de Conforto: Para se adaptar a tantas mudanças, VOCÊ precisa sair dela!
Participe da Conversa