Passar tempo de qualidade em família está mais relacionado à vida cotidiana do que ter um tempo adicional. É justamente nas interações do dia a dia, nas ações simples da rotina que vamos criando momentos significativos e fortalecendo os vínculos.
Muitas vezes acreditamos que é preciso fazer um grande esforço para estarmos mais presentes na vida de nossos filhos. Uma das maneiras mais efetivas de fortalecer o relacionamento é a participação nos cuidados diários. Aproveitar os momentos de dar banho, colocá-los para dormir, ajudar nos estudos e, de maneira geral, mostrar que você se interessa por todos os aspectos da vida deles.
Aguardar as tão sonhadas férias, o dia que você conseguirá reduzir suas demandas para ter mais tempo ou algo que pareça estar distante da realidade, faz com que o tempo passe, sem que se aproveite o momento presente. As memórias afetivas, o sentimento de pertencimento, de se sentir cuidado e protegido, tão necessários para um bom desenvolvimento emocional, se constitui nas atividades diárias. É possível tornar esses momentos mais leves e divertidos.
Mesmo que você sinta que possui pouco tempo e precise lidar com várias responsabilidades, se dividindo entre casa e trabalho, é possível mudar a percepção sobre as oportunidades que existem para adicionar tempo de qualidade em sua rotina diária e na de sua família. Ao invés de apenas esperar que isso aconteça, você pode se programar e planejar as atividades de acordo com seu tempo disponível.
- Seja coerente com sua realidade – Temos uma disposição a nos comparar aos outros. Em nossas redes sociais, ao olharmos as fotos de outras pessoas que foram passar férias em lugares maravilhosos, podemos nos sentir frustrados e acreditar que não estamos fazendo o suficiente. No lugar de fazer comparações, é mais construtivo fazer coisas que sejam adequadas ao seu orçamento familiar e ao estilo de vida que é possível ter. Procure valorizar e apreciar a convivência e as atividades simples que possam ser realizadas em conjunto.
- Esteja totalmente presente – Quando estiverem juntos, desfrute esses momentos, ao invés de ficar olhando para o seu celular ou se preocupando com a lista de tarefas que precisa realizar, esteja acessível. Preste atenção no outro, ouça-o, deixe-o saber o quanto é importante para você e aproveite a convivência. A vida passa rápido demais
- Torne as atividades divertidas – Procure coisas que sejam prazerosas para todos. Os interesses e necessidades podem variar dependendo da fase em que os filhos se encontram. Ainda assim, é possível conciliar atividades de interesse comum. Procure descobrir o que cada um gosta de fazer, dê abertura para tentar algo novo e que todos possam se divertir.
- Envolva-os nas tarefas – A família deve funcionar como um time, em que cada um é parte contribuinte e importante. Envolver os filhos nas tarefas domésticas os ajuda a desenvolver valiosas habilidades que irão contribuir para suas vidas em longo prazo.
- Seja consistente – Demanda tempo e dedicação a construção de conexão e confiança. Se mantenha consistente e firme. As coisas podem não sair como o esperado inicialmente, mas não caia na tentação de fazer chantagens para obter a atenção e participação dos filhos. A longo prazo, essa postura não é saudável e só gera mais distanciamento. Não desista, o importante é que eles saibam que você está fazendo o seu melhor.
Em algum momento de nossas vidas, como pais, iremos sentir que não estamos tão ligados aos nossos filhos como gostaríamos. A sua presença, mesmo não sendo da forma perfeita como gostaria, é muito mais importante para a vida de sua família. Seu amor e dedicação é o que irá construir uma base sólida para fortalecer a unidade familiar.
Danielle Gomes
Participe da Conversa