Ao invés de julgar, busque entender o comportamento do outro, sabendo que sempre há uma intenção positiva, por mais que para você, em um primeiro momento, pareça que não.
Ouça o que o outro tem a dizer sem preconceitos e ajude-o a compreender como suas atitudes impactam as relações, o ambiente e os resultados.
Neste exato momento, estou viajando de ônibus de São Paulo para Minas Gerais para uma visita à família e eis que vejo uma cena interessante. Uma pessoa com necessidades especiais distribui um folheto com uma oração para crianças e os símbolos da linguagem de sinais, pedindo uma colaboração de R$ 2,00 para ajudá-lo. Boa parte dos passageiros colaborou e outros não. Minha surpresa foi que para todos os que compraram o homem agradecia com um belo sorriso e, para aqueles que não colaboraram, ele mal olhava. Logo pensei, “que indelicadeza!” Minha vontade era saber falar a língua dos sinais para dizer o quão importante era ele ser grato a todos e como o seu sorriso também poderia alegrar o dia daquelas pessoas, mas não o fiz… Certamente aquele homem tinha uma intenção positiva por trás de sua atitude, no entanto, o seu comportamento impactou negativamente outras pessoas.
Trazendo isso para o contexto de nossa vida pessoal e profissional, quantas vezes temos ouvidos, mas não escutamos; temos a habilidade de falar e não falamos, ficamos presos aos preconceitos, e isso nos torna indiferente a nós mesmos e às necessidades das outras pessoas. Nos esquecemos de nossa verdadeira essência, a compreensão e ajuda ao próximo. E, ao nos desconectarmos dela, distanciamos de nós mesmos. Lembre-se que você não nasceu com preconceitos e pode mudar, só depende de você!
Para pensar e agir:
- Escolha uma pessoa com a qual você quer ter um relacionamento melhor.
- Quais são as atitudes que você quer mudar?
- O que você pode fazer de diferente para mudar essas atitudes? Faça uma lista.
- O que você ganhará com a mudança?
- Qual será o primeiro passo que dará?
Você não precisa ver toda a escada, somente o primeiro e o último degrau. Então, comece a agir de maneira diferente e terá ótimos resultados.
Depois me conte os aprendizados!
Um abraço.
Participe da Conversa