Há uma ferramenta de Coaching conhecida como Tríade do Tempo. Esta ferramenta mostra como o ser humano uso seu tempo no dia a dia.
Esta ferramenta defende a ideia de que precisamos dividir o tempo em três tipos de atividades: as importantes, as urgentes e as circunstanciais. Para que você alcance os resultados esperados, sua rotina deve se concentrar nas atividades importantes e ter o mínimo possível de atividades urgentes e circunstanciais, as que nos faz perder tempo muitas vezes.
E, toda vez que aplico esta ferramenta em meus clientes, a maioria perde muito tempo com assuntos urgentes e que não têm valor nenhum no seu dia a dia profissional ou pessoal.
Aí vem a pergunta que não quer calar:
Por que as pessoas gostam tanto de perder tempo e até sofrer no dia a dia?
Se você sabe o dia que tem de pagar uma conta, a hora marcada no dentista, o prazo para cumprir uma entrega no trabalho, reunião logo de manhã na empresa e etc., por que deixar para a última hora?
Se não gosta de sofrer ou perder tempo, por qual motivo se atrasa ou perde um tempo valiosos no dia a dia com assuntos e ações sem validade nenhuma?
Alguns falam que é da cultura do nosso povo, uma coisa normal. Mas como pode ser normal chegar sempre atrasado? Dizem que é até chique atrasar. No entanto, na verdade, é falta de educação ou descontrole da agenda pessoal. E para que tanto tempo perdido? Será tão difícil cumprir os prazos já que você sabe até quando eles irão durar?
Um exemplo ocorre no período da entrega da declaração do Imposto de Renda. Muitos deixam para o último instante. É claro que se terá sorte se conseguir fazer a declaração. E, caso não consiga, irá, com certeza, colocar a culpa no site da Receita, dizendo que o sistema não funciona.
Quando ocorre um problema sério ou imprevisto, temos que fazer tudo na correria, sem tempo de escolher as melhores opções. O estresse aparece, mas nesses casos nem sempre se pode evitá-lo. Muito diferente de você ter todo o tempo do mundo para resolver algum assunto. Muito diferente de ter que deixar para a hora por escolha e sofrer todos os contragostos.
O mesmo ocorre quando alguém deseja harmonizar a energia de sua casa. Sabe que precisa de equilíbrio para se sentir bem e confortável, mas deixa essa mudança sempre para o futuro. Há o desejo de aplicar o feng shui, mas não existe tempo de estudar ou fazer um curso. Logo, fica para o ano que vem. Pintar a casa, trocar os móveis, fazer uma reforma, mas não há tempo para ir às compras e colocar a “mão na massa”.
O mesmo também ocorre na hora de pôr um plano em ação para alcançar uma meta, objetivo ou sonho. Como as pessoas enrolam e dão desculpas para pôr o plano em ação. É uma perda de tempo e de oportunidades gigantescas.
Em sessões de Coaching o que os clientes dão de desculpas para não fazer as tarefas de casa para caminhar em seus objetivos e conquistas é um absurdo.
Parem de dar desculpas! Assumam as falhas, medos e perda de tempo e vamos agir. Vamos ganhar tempo. Vamos vencer.
Os dias passam, a casa vai ficando feia, descuidada, os ambientes vão ficando sem graça, a energia fica sem cor, sem vida. Até o momento em que começamos a nos sentir realmente mal, cansados, irritados e tristes quando estamos dentro da nossa própria casa.
O mesmo vale para seus sonhos de conquistas. Se enrolar muito para agir, perde foco e força e o desânimo vem.
Vejo que a maior dificuldade na busca de solucionar um problema é a acomodação. E você, continuará deixando tudo para a última hora?
Pare de desculpas e comece a agir.
Não perca mais tempo!!!
Participe da Conversa