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Não querer vender é a melhor forma de vender!

O título parece estar errado, mas não está! É hora de quebrar algumas crenças limitantes em relação ao processo de vendas e a melhor forma de vender.

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Não querer vender é a melhor forma de vender!

Você deve estar achando que o título deste artigo está errado, mas estou aqui exatamente para te mostrar que não. Além disso, vou te ajudar a quebrar algumas crenças limitantes em relação ao processo de vendas. Você vai entender, que, sim, trabalhar com vendas é um grande desafio. Mas que você, não necessariamente, precisa ter nascido para essa atividade. Isso porque há técnicas e talentos que podem ser desenvolvidos para que você se torne um bom negociador.

E mais que isso, você vai ver que, atualmente, para realizar uma boa venda você precisa muito mais de habilidades de construção de relacionamento, geração de confiança e tino investigativo, do que ter lábia de venda propriamente dita.

Foi-se o tempo em que ser um bom vendedor era sinônimo apenas de ter uma boa lábia. Esse conceito é da época em que em uma negociação, 70% do tempo era gasto na apresentação do produto ou do serviço e no fechamento da venda e apenas 30% era investido na criação da afinidade com o cliente e na qualificação das necessidades dele.

Atualmente, esses pesos se inverteram. Para se obter bons resultados em vendas, é necessário investir 70% do tempo gerando confiança no cliente e entendendo realmente suas necessidades. E apenas 30% do tempo apresentando a solução e realizando o fechamento do negócio.

Por isso que eu digo que a melhor forma de vender é não querer vender. O profissional de vendas hoje em dia tem que ser um especialista em ajudar o cliente a identificar o real problema que ele precisa resolver. Isso porque, muitas vezes, nem ele mesmo sabe.

Além disso, assim como o processo de vendas, o perfil do cliente também vem mudando com o decorrer dos anos. O cliente de hoje vai para uma negociação determinado a não comprar e quer ter certeza de que terá benefícios e vantagens na negociação. Ele também quer ter a tranquilidade de não se sentir pressionado a comprar. Ele espera que o vendedor apresente as soluções eficazes para a demanda dele.

Portanto, ficam as dicas para que você consiga identificar as reais expectativas do cliente, o ajude a esclarecer quais os problemas ele deseja solucionar e apresente as soluções adequadas:

  • Faça perguntas eficazes que o ajudem a descobrir quando, por que, como e em que condições ele faria a compra; ou assumiria um compromisso de compra;
  • Por mais experiência que você tenha, lembre-se que cada cliente tem um perfil, um tipo de reação. Cada um tem gostos particulares e atitudes próprias que vão diferenciá-lo de outros que você já atendeu. Então, ouça com atenção e não faça inferências ou deduções baseadas em experiências prévias;
  • Preste atenção nas dúvidas que o cliente expõe. Elas dizem muito sobre as possíveis inseguranças dele em relação ao produto ou serviço. E podem auxiliá-lo a ir direto ao ponto para oferecer a confiança que ele precisa;
  • Procure direcionar a fala do cliente, levando-o a revelar suas verdadeiras intenções. Com isso, você expande as opções e terá mais segurança para levá-lo de fato onde ele deseja.

Então, siga as dicas, não queira vender e boas vendas!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a melhor forma de vender? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Tudy Vieira
https://www.tudyvieira.com.br/

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Tudy Vieira Author
Tudy Vieira atua há 11 anos com desenvolvimento de pessoas e organizações. Administradora, especialista em planejamento e gestão empresarial. Master Coach certificada por Behavioral Coaching Institute e reconhecida pela Internacional Coaching Council. Neuro Coaching desenvolvida pelo trainer internacional Dr. Srini Pillay. Analista Alpha Assessment com os trainers internacionais Kate Ludeman e Eddie Erlandson. Possui certificação em Assessment Training Nível 1 e 2 – pela TTI Success Insigts. Practitioner em PNL através da SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neuro Linguística. Desenvolveu o Programa Controle 360*, com mais de 130 turmas realizadas, em diversos estados do Brasil.
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