Não viva a falsa percepção da realidade
Todos nós por um momento, vivemos percepções inexistentes, ou seja, criação da mente. A complexidade, a singularidade, o anseio e o sonho, muitas vezes estão em um mundo estático, por mais que a mente insista em lhe dar movimento, sabe-se que é uma falsa movimentação.
Vale ressaltar o mito da caverna, um mundo extremamente sensível, que aloca a falsa percepção da realidade. Platão nos diz que a caverna simboliza o mundo em que vivemos, a sua sombra interior representa falsos sentidos e as correntes presas nos indivíduos são os preconceitos e opiniões ignorantes e de senso comum.
Para a libertação destas correntes, impostas pela sociedade é necessário o uso do senso crítico, da razão e olhar mais abrangente, que buscará o conhecimento verdadeiro, só encontrado fora da caverna.
Somente o mundo exterior representa a verdade, a realidade e os pontos a se desenvolver e alterar, podemos chama-lo de USO DA RAZÃO. O Mito da Caverna ainda é muito atual, pois, para Platão ele é uma crítica aos indivíduos que por preguiça ou falta de interesse, não questionam a realidade e aceitam as ideias e desenvolvimento impostos por um grupo ou pela sua própria mente.
De fato, encontramos diversos indivíduos que se dizem cansados e desmotivados, acreditam que nada podem fazer ou modificar em suas vidas, estão acorrentados pelo pensamento comum. Ressalto que existe grandiosa diferença entre cansaço e preguiça, desejo real e falso desejo, correção de rota ou ser mestre nas desculpas e etc.
Para ficar mais claro, vamos a um breve exemplo:
Um vendedor que ao chegar um cliente, ele nem ao menos levanta os olhos em sua direção e o ignora por completo, muitas vezes está no celular e não se importa com a presença de quem irá trazer algo bom. Arrisco a te dizer que inúmeras vezes este vendedor está publicando em suas redes sociais em busca de novos clientes e ampliação de mercado e quando o cliente está cara a cara, ele simplesmente ignora por estar acorrentado na caverna.
Certamente o vendedor está pensando: Que droga, agora era hora de vir aqui? Um serviço bem prestado, gera reciprocidade, confiança e segurança. Você certamente já esteve em um balcão de atendimento e presenciou o atendente emitir a mensagens clara como a luz: Comigo não!!! E não sair do lugar para lhe atender ou ao menos lhe dar atenção.
Diferentemente do vendedor que está fora da caverna, ele vive a realidade e usa toda a sua competência e habilidades, ele levanta e vai em direção ao cliente com boa vontade, simpatia e sorriso largo no rosto, recebendo em troca a reciprocidade.
A reciprocidade é imediata, a famosa frase de conhecimento comum, Gentileza gera Gentileza, é verdadeira, mas afirmo que também gera a reciprocidade. Certamente a boa educação, atenção e verdadeiro desejo em satisfazer as necessidades do cliente, fará com que seja retribuído de alguma forma ao vendedor.
O preguiçoso, o acorrentado ficará eternamente preso nas desculpas e crenças limitantes, pois, vive cansado, mal-humorado, ou seja, não possui vontade em realizar algo ou progredir em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Sua vida certamente está estacionada, assim como, todos os seus sonhos, que estão somente na sua falsa realidade.
Ao perceber que você habita na caverna ou ao menos tende a entrar e ficar acorrentado, este é o momento para acelerar, mudar e vivenciar a realidade, sem falsas percepções, sendo de extrema relevância desenvolver imediatamente a gentileza.
Não tenha medo de elogiar e ser elogiado, certamente transformará o dia de qualquer pessoa;
Ouça uma, duas três vezes, o bom ouvinte traz sempre excelentes frutos confiança e segurança;
Jamais faça algo esperando algo em troca, faça por boa vontade e respeito ao outro, o retorno certamente virá;
Sorria, o sorriso espontâneo, verdadeiro emana ótimos resultados, e acredite melhores do que inúmeras postagens em redes sociais;
Demonstre sempre a boa vontade em ajudar a resolver problemas e satisfazer necessidades, faça a verdadeira diferença na vida das pessoas;
Aprenda a se desculpar e assumir erros, o orgulho deve ser sempre afastado dos relacionamentos profissionais e pessoais;
Gestos e gentilezas, quando falar com alguém ou atender alguém, olhe em seus olhos, transmita confiança e segurança;
Não julgue ninguém pela sua aparência, receba, escute e faça sempre o seu melhor;
E por último tenha coragem de mostrar o que você é e pode fazer pelo outro. Estamos em um mundo extremamente digitalizado, nos mantendo fechados em nós mesmos, distantes e frios. Mostre às pessoas ao seu redor que você ainda é um humano e pode lhe proporcionar a melhor experiência. A coragem é um recurso de extrema valia para desenvolver a gentileza.
É importante lembrar que todos os pontos elencados são de extrema importância, porém, desenvolva o autoconhecimento, ele lhe proporcionará bons e sólios frutos. Fuja do tempo ocioso, da preguiça e da falta de vontade, tire-o da falsa realidade e transforme os seus sonhos em realidade fora da CAVERNA. Seja o ontem, o hoje e o amanhã, com a certeza do que precisa fazer e modificar.
Inove o seu presente e surpreenda o seu futuro!
Gostou do artigo?
Quer saber mais como se libertar da falsa percepção da realidade para alcançar seus sonhos? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Adriane Yared
http://adrianeyaredcoaching.com.br/
Confira também: Gestão de Pessoas: Adequação, a Jogada Certa para o Sucesso!
Palavras-chave: falsa percepção, falsa percepção da realidade, percepção distorcida, limitações mentais, senso crítico, uso do senso crítico
Participe da Conversa