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Natal chegando… e a qualidade no atendimento?

É hora de confraternizar, de dar presentes para aquele ente querido. Toda esta movimentação faz com que as lojas aumentem consideravelmente o fluxo de atendimento e vendas. As pessoas ficam mais suscetíveis às compras pelo espírito de Natal e pela pressão social. Mas como fica o atendimento?

É hora de confraternizar, de dar presentes para aquele ente querido. Toda esta movimentação faz com que as lojas aumentem consideravelmente o fluxo de atendimento e vendas. As pessoas ficam mais suscetíveis às compras pelo espírito de Natal e pela pressão social.

Para muitos estabelecimentos é a hora de recuperar as vendas dos meses anteriores. Com toda esta pressão é natural que as lojas exijam maior velocidade no atendimento, porém é preciso tomar cuidado para não perder a medida para que seja garantida a excelência no atendimento ao cliente, caso contrário haverá muito mais histórias negativas do que positivas para o cliente contar e a imagem da empresa pode ficar arranhada.

Vale ressaltar que utilizar a desculpa do aumento de clientes não é válido, pois qualquer bom empreendedor precisa calcular a quantidade de atendentes em relação a uma projeção de clientes no período.

Economize nas coisas certas e evite aquela enxurrada de trocas e comentários negativos pós-Natal.

A primeira lição que fica é calcular a quantidade correta de colaboradores x clientes, mas é preciso que estejam bem treinados nos produtos, estilo de atendimento, público-alvo, abordagem, entre outros. Percebemos que a antecipação e o planejamento são importantes fatores de sucesso.

O primeiro contato do cliente com a loja é o ambiente. Propor sensações visuais, olfativas, auditivas, gustativas e táteis reforçam a memória mais inconsciente do indivíduo. Tornando a experiência positiva e marcante.

Não posso deixar de citar a importância das pessoas na satisfação do cliente, assim ter atendentes preparados para receber com um sorriso, acolher verdadeiramente, abordar, exercitar a empatia, capacidade de ouvir e transformar o produto/serviço no desejo do cliente são peças fundamentais.

Um atendimento prestativo, gentil e com um sorriso leal de cordialidade, gera resultados surpreendentes permitindo ao cliente perceber que há uma coerência entre o que está apresentado na vitrine e o que está sendo oferecido na parte interna da loja.

Moral da história: Independentemente do momento, volume de vendas, quantidade de funcionários, deve-se sempre manter o foco no cliente, bem como o foco do cliente.

Espero ter ajudado… Que o bom velhinho lhes tragam muitas bênçãos e que o ano novo seja repleto de realizações!

Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André/ITS Brasil/Fundação Don Carlo Gnocchi (Itália/Milão). Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC (Trabalho final: “O impacto do imaginário dos líderes no processo de diversidade e inclusão nas organizações”), Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formação em Coaching Profissional pela Crescimentum. Formação em Facilitação Digital pela Crescimentum, Formação em RH e Mindset Ágil pela Crescimentum. Formado como analista DISC Vivência de 30 anos na área de RH, em subsistemas como Recrutamento & Seleção, Treinamento, Qualidade, Avaliação de Desempenho e Segurança do Trabalho. Desempenhou papéis fundamentais em empresas como Di Cicco., Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra Segurança do Trabalho.Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE responsável pela estratégia e coordenação de equipe multidisciplinar especializada em temas como Diversidade, Liderança e Gestão, Vendas, Educação Financeira, Comunicação, Turismo e Segurança do Trabalho. Coach de transição de carreira, desenvolvimento de competências e de líderes e Mentor em Empreendedorismo e Diversidade, Equidade e Inclusão.Presidente e Fundador do Instituto Bússola Jovem, projeto social com foco em jovens de baixa renda que tem por missão transformar vidas através da Educação, Trabalho e Carreira. Colunista das Revista Cloud Coaching. Atua como Mentor no Programa Nós por Elas do Instituto Vasselo Goldoni.Coautor do livro: Segredos do sucesso: da teoria ao topo – histórias de executivos da alta gestão pela Editora Leader e do livro Gestão Humanizada de Pessoas pela Editora Leader. Coordenador e coautor do livro Diversidade em suas dimensões pela Editora Literare Books.
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