É hora de confraternizar, de dar presentes para aquele ente querido. Toda esta movimentação faz com que as lojas aumentem consideravelmente o fluxo de atendimento e vendas. As pessoas ficam mais suscetíveis às compras pelo espírito de Natal e pela pressão social.
Para muitos estabelecimentos é a hora de recuperar as vendas dos meses anteriores. Com toda esta pressão é natural que as lojas exijam maior velocidade no atendimento, porém é preciso tomar cuidado para não perder a medida para que seja garantida a excelência no atendimento ao cliente, caso contrário haverá muito mais histórias negativas do que positivas para o cliente contar e a imagem da empresa pode ficar arranhada.
Vale ressaltar que utilizar a desculpa do aumento de clientes não é válido, pois qualquer bom empreendedor precisa calcular a quantidade de atendentes em relação a uma projeção de clientes no período.
Economize nas coisas certas e evite aquela enxurrada de trocas e comentários negativos pós-Natal.
A primeira lição que fica é calcular a quantidade correta de colaboradores x clientes, mas é preciso que estejam bem treinados nos produtos, estilo de atendimento, público-alvo, abordagem, entre outros. Percebemos que a antecipação e o planejamento são importantes fatores de sucesso.
O primeiro contato do cliente com a loja é o ambiente. Propor sensações visuais, olfativas, auditivas, gustativas e táteis reforçam a memória mais inconsciente do indivíduo. Tornando a experiência positiva e marcante.
Não posso deixar de citar a importância das pessoas na satisfação do cliente, assim ter atendentes preparados para receber com um sorriso, acolher verdadeiramente, abordar, exercitar a empatia, capacidade de ouvir e transformar o produto/serviço no desejo do cliente são peças fundamentais.
Um atendimento prestativo, gentil e com um sorriso leal de cordialidade, gera resultados surpreendentes permitindo ao cliente perceber que há uma coerência entre o que está apresentado na vitrine e o que está sendo oferecido na parte interna da loja.
Moral da história: Independentemente do momento, volume de vendas, quantidade de funcionários, deve-se sempre manter o foco no cliente, bem como o foco do cliente.
Espero ter ajudado… Que o bom velhinho lhes tragam muitas bênçãos e que o ano novo seja repleto de realizações!
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