Networking: 7 Erros na Conexão Profissional e Como Evitá-los
Uma das habilidades que todos os profissionais sabem da sua importância é o networking profissional. No entanto, quando perguntamos o quanto essa habilidade é desenvolvida, mais de 70% dizem que precisam melhorar.
Se é tão essencial, por que não a fazemos? Há várias respostas, por exemplo: não vê a importância, não sabe como fazer, tem vergonha, acha que não precisa, que sua rede já é suficiente.
Para você não cair nessa cilada, aqui estão alguns erros que não devemos cometer e algumas dicas, a saber:
1. Você só se conecta com a pessoa quando precisa
Erro clássico e muito recorrente. Você conhece a pessoa, por exemplo, de uma empresa que trabalhou. Tinha contato, passam-se anos, você muda de empresa, mas um de vocês busca uma vaga exatamente onde o outro trabalha. Daí você manda mensagem pedindo indicação. Relacionamentos precisam ser, de fato, regados sempre. Acompanhar a trajetória, trocar ideias. E num mundo digital, torna-se muito mais fácil. Curta as conquistas, troque e responda mensagens.
2. Você se conecta para oferecer seus serviços ou vender algo
Pessoas compram de pessoas. Buscar conexão de forma unilateral não terá sucesso. É preciso um ganha-ganha, gerar valor de forma genuína. A reciprocidade é fundamental. Quanto você ajuda e gera valor para a pessoa e aquela empresa? Primeiro é preciso dar algo para então pedir algo. Caso contrário, você se tornará um spam na caixa da pessoa ou será bloqueado nas mensagens.
3. Conexões rasas e irrelevantes
O quanto a troca é relevante? Torne-se interessante. Por exemplo, na rede LinkedIn, o que você posta? Você tem gerado valor ou apenas entra e visualiza as publicações dos outros? Está tudo bem a sua escolha, porém se você quer por exemplo, se tornar líder, que tal compartilhar sobre liderança, seus aprendizados, dicas? Se quer buscar mais clientes, então que tal falar mais sobre como os clientes podem resolver problemas atuais com suas orientações?
4. Achar que não é preciso, por se achar conhecido
Ser conhecido garante que as pessoas possam indicar e contratar você? Sair abrindo várias conexões sem troca, só mostra que tem quantidade e não qualidade das conexões no LinkedIn, por exemplo. Por estar numa empresa, muitas pessoas acham que não precisa trocar com outras. Saber boas práticas, ideias de melhorias, ir a eventos e cursos, colocam você em contato com novos horizontes.
5. Ter vergonha e achar que não é tão bom assim como profissional
Não deixe seu crítico e sabotador impedir você de se conectar com as pessoas. Comece devagar, à sua maneira. Pergunte inicialmente como a pessoa está. E, aos poucos,vá criando interações. Curta postagens, indique, recomende. Todos temos talentos e pontos positivos. Não tenha receio de pedir também recomendações sobre seu trabalho. Confie em você!
6. Querer fazer networking sem estratégia
Pense no que você quer de resultados das suas conexões? Faça um mapa das pessoas com quem você tem afinidades, com quem você gostaria de se conectar e, se for de uma empresa que quer atuar, busque por interesses em comum, saia da sua bolha. Mostre interesse no outro e faça-o se sentir importante. Nas redes sociais, curta, contribua e se coloque à disposição para que o outro possa crescer nesta troca.
7. Não ter um planejamento de carreira
Se você não sabe onde quer chegar, então qualquer caminho serve, como diria o gato da Alice. Atenção às suas metas e às novas habilidades que quer desenvolver. Faça um plano anual ou a cada 3 meses. Identifique quem são as pessoas que podem ajudar nesta jornada. Se quer se tornar líder, que tal ser mentor de algumas pessoas?
Compartilhe sobre vídeos, séries e livros que você está aprendendo na jornada. Com um objetivo desenhado, então fica mais fácil trilhar a jornada.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre erros comuns que não devemos cometer na conexão profissional, como fazer networking profissional eficaz e a sua importância? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Aline Gomes
https://www.instagram.com/sacadasdecarreira/
liugomes@yahoo.com.br
Confira também: 6 Hacks Poderosos para Criar Treinamentos que Impactam
Participe da Conversa