Nossa Biografia Humana: O Segundo Setênio e sua Importância
Na edição passada, escrevi sobre a importância da nossa biografia na nossa vida como um todo. Se você ainda não teve oportunidade de ler, então clique no link acima e veja desde o início como poderá fazer reflexões sobre a sua própria biografia.
A cada fase do nosso desenvolvimento vamos integrando aspectos que vão dando assim nuances no desenrolar da nossa vivência.
Dividimos as fases e começamos olhando para o primeiro setênio – dos 0 aos 7 anos – que é a fase do nosso desenvolvimento do corpo físico, constituição do nosso sistema neurossensorial e metabólico.
Nesta edição então vamos continuar, agora nesta fase o desenvolvimento é do corpo etérico ou vital.
O corpo etérico é a fonte de toda vitalidade física e o transmissor de energia no sistema, ele tem um papel importante no campo de energia humano, através dele se faz a ponte entre o corpo físico e os corpos sutis.
Originado da palavra éter, estado intermediário entre a energia e a matéria. Nesta fase há também o desenvolvimento dos temperamentos (que falarei em detalhe em outro artigo): colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, cada um com as suas particularidades e especificidades.
Agora a criança passa do lar, do maternal ou jardim da infância para a escola.
Do ambiente protegido agora ela passa então a uma porção de confrontação e desafios. Há uma maior independência com relação à mãe. O desenvolvimento rítmico aqui nesta fase é necessário assim como o plano do imaginário é fundamental para se tornar um adulto mais criativo.
Regras e normas rígidas demais nesta fase, a criança fica como que sufocada. É como inspirar constantemente sem expirar, isso poderá torná-la uma pessoa tímida ou introvertida.
Por outro lado, se não há limites ou nenhuma autoridade é como expirar sem conseguir inspirar e poderá se tornar um adulto extrovertido demais, sempre voltado para fora, invadindo os limites do outro.
Nesta fase do desenvolvimento rítmico, também construímos as primeiras amizades, o senso de justiça, nossas crenças, memórias, nosso sistema imunológico. Fortalecemos a religiosidade por volta dos 9 aos 12 anos e entramos na puberdade.
A importância do segundo setênio em nossas vidas é que ele será fundamental para o desenvolvimento psíquico posterior, principalmente entre os 21 e 42 anos, quando dependemos intensamente dos relacionamentos sociais.
Algumas questões relativas à fase dos 7 aos 14 anos para reflexão:
- Como era o meu relacionamento com o mundo quando criança e como percebo isso nos dias atuais?
- Quais foram os conceitos, normas e costumes que recebi naquela época? Percebo que foram rígidos demais ou livres demais?
- Como eu cultivei minha criatividade e qual a influência dela nos meus dias de hoje? Como ela me ajuda a lidar, de fato, com as situações atuais?
- Naquela época houve algum vislumbre de profissão?
- Consigo me lembrar dos professores e matérias preferidas? Percebo que tem ligação com minha escolha profissional?
- Quando entrei na puberdade, como lidei com as mudanças do meu corpo? Me sinto satisfeito(a) com meu corpo atualmente?
- Qual é o meu temperamento? colérico, sanguíneo, fleumático ou melancólico? E como afeta meus relacionamentos?
Boas reflexões e no próximo artigo darei sequência no terceiro setênio.
Se quiser pode enviar sua dúvida também para: personalmindcoach@gmail.com
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a importância de cada setênio na nossa biografia ou mais alguma informação sobre o segundo setênio? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em lhe ajudar.
Um abraço e uma ótima jornada de autoconhecimento!
Lisa Nunes
https://www.linkedin.com/in/elisangelab/
Confira também: Nossa Biografia Humana: A importância desta Jornada Interior
Participe da Conversa