Descubra aqui a melhor oportunidade de aprendizado que a Pandemia deixará para cada um de nós
Ao longo do ano de 2020, muitos de nós fomos levados a um processo intenso de autorreflexão e automaticamente passamos a olhar mais para o nosso interior. Seja dentro da casa em que vivemos, dentro da família/núcleo com quem dividimos a vida ou, e principalmente, dentro de nós mesmos… Quem não gostava da própria companhia teve que se aturar, quem tinha conflitos com a família teve que se adaptar e quem não gostava da casa em que vivia fez aquela faxina ou reforma para se sentir melhor.
Se eu tivesse que escolher um ponto positivo diante desse último ano tão atípico das nossas vidas escolheria o despertar das seguintes necessidades: conexão com os nossos maiores medos e sentimentos, o reconhecimento do nosso melhor e pior lado, a percepção e utilização dos nossos pontos fortes e fracos diante dos desafios e a capacidade de pensar sobre a vida e o que realmente nos é mais valioso nela. Ou seja, o autoconhecimento que cada um de nós (uns mais, outros menos) foi capaz de desenvolver nesses longos meses… E pensando nisso, neste semestre quero trazer o tema autoconhecimento em uma série de artigos que apresentarão sua aplicação. Não só na vida pessoal, mas também na profissional, especialmente nas áreas de Vendas e Endomarketing.
Mas antes de entrar nessas áreas de maneira mais específica quero te fazer refletir sobre os aspectos sobre si mesmo que aprendeu ao longo dos últimos meses. E que serão para sempre valiosos no seu processo de desenvolvimento.
Reflita sobre as questões a seguir:
Ao longo da Pandemia de Coronavírus, quantas incertezas não nos fizeram refletir sobre os pontos mais importantes para nós? Quantos momentos não nos trouxeram contato com medos que nem sabíamos existir? Quais não foram as reações despertadas em momentos adversos que nem sabíamos definir? Quais aspectos da nossa vida que percebemos que precisavam melhorar? Quem eram as pessoas que realmente importavam nas nossas vidas e que, talvez, você tenha colocado embaixo de suas asas para proteger? Qual valor você não abriu mão em nenhum momento? E quais você achava serem importantes, mas deixou de lado rapidinho?
Enfim, só nas perguntas acima já conseguimos entender muitas características que definem boa parte das coisas que realmente são importantes para cada um de nós. Com cada uma delas podemos refletir sobre os aspectos que dão significado a nossas vidas.
Agora, como manter esse aprendizado vivo e levar para as diferentes esferas da nossa vida aproveitando os ganhos que o autoconhecimento traz para nossa realidade? É sobre isso que quero falar nos próximos artigos, desde como levar tudo isso para sua prática em vendas, para os colaboradores da sua empresa. Relatar quais as empresas que já faziam isso antes da pandemia e as que aderiram ao modelo durante… Enfim, vamos ter uma série de artigos para refletir sobre autoconhecimento, fazer dele um mapa do que é a felicidade para cada um de nós. E de como ajustar nossas velas para que ela seja ainda mais concreta e presente nos nossos dias.
Porque momentos desafiantes, como a pandemia, também são momentos de intenso aprendizado. Se podemos tirar alguma vantagem sobre esses momentos de desafio, encontramos aí oportunidades de crescimento e evolução.
Então vamos refletir um pouco mais sobre cada um desses aspectos e ver o que podemos levar para toda vida.
Até a próxima!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre esta oportunidade de aprendizado que a Pandemia deixará para cada um de nós? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
Confira também: 3 motivos para levar as Metodologias Ativas de Ensino para sua empresa
Participe da Conversa