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O Cliente e Seu Coach Defensor do Pensamento Positivo (parte I)

Você já participou de uma reunião na qual o líder desejava que todos pensassem sempre de maneira positiva? Chato, não é? Por que é preciso ser capaz de pensar de ambos os modos?

O Cliente e Seu Coach Defensor do Pensamento Positivo (parte I)

O Cliente e Seu Coach Defensor do Pensamento Positivo (parte I)

Há um preço a ser pago quando a gente se decide pensar de maneira resiliente.

É dar espaço, de fato, para o pensar mais livre.

É um preço paralelo àquele que temos ao se contratar um profissional do coaching que acredita que deve pensar somente de modo positivo.

Algumas pessoas ligadas a nós podem se chatear se souberem que nós somos tanto otimistas quanto negativistas.

Você já participou de uma reunião na qual o líder desejava que todos pensassem sempre de maneira positiva? Chato, não é?

Essa é uma questão delicada e que quando levantada pode ser mal-entendida ou levada a erros de conclusão, por isso vamos passo a passo nesse assunto.

Um desafio a ser enfrentado, é ser capaz de pensar de ambos os modos, ou seja, positiva e negativamente.

Ocorre que em nossa cultura desenvolvemos quase que um jeito predominante de pensar somente com uma atitude positiva e entender que o se expressar de maneira negativa é uma atitude má, não desejável. Por conseqüência, a maioria das pessoas com atitudes positivas tem uma atitude negativa diante de pessoas que expressam pensamentos negativos. (Confuso, não é?)

O que cria um problema para as pessoas que sabem que são práticas, quando pensam de maneira positiva e negativa – nos 2 modos.

Em uma organização com líderes que enfatizam fortemente o pensamento positivo, indivíduos que pensam das 2 formas, positiva e negativamente, são muitas vezes tachados de pessimistas.

Por exemplo: Um especialista em TI em um workshop que promovíamos, disse:

“meu gerente não entende. Eu pontuo os problemas que ele está envolvido e que ainda estão sem solução, para assim ajudá-lo assim a ter mais sucesso na resolução. Mas ele me chama de o Senhor Negativo, e tenta me isolar nas reuniões”.

Essa situação demanda autoconfiança e uma saudável autoestima para enfrentar assim as reações negativas que são expressas pela gerência.

É difícil o clima em reuniões se pessoas com quem você trabalha sempre expressam de maneira positiva e nunca negativa. Essas pessoas acabam se tornando fatores de pressão social, levando assim pares e subordinados a se sentirem, de algum modo, sozinhas e isoladas, não como parte do time.

Uma das lições em resiliência que se pode aprender é de que não há um problema negativamente negativo, se é que podemos dizer dessa forma. (Confuso de novo, não é?).

O real problema está em pessoas que expressam a negatividade de uma maneira que gera uma energia negativa. Drenam a boa energia do ambiente ou então criam um efeito de minar a energia de desenvolvimento no contexto. Essas pessoas sim, acabam favorecendo uma má reputação.

Experiências desagradáveis vividas ou faladas com pensamentos improdutivos e pessoas focadas na mente pessimista é que contribuíram para a nossa cultura desenvolver uma mentalidade de proibição para o tipo de pensamento dual.

O início se deu com algumas pessoas que causam problemas para outras com a energia que drena negativamente o ambiente. Culturalmente se acabou tendo o padrão de que uma boa pessoa não deve nunca se engajar em qualquer tipo de pensamento ou ação negativa. E tem sido uma norma absoluta. Particularmente entre coaches. O perigo está em levar os clientes com pensamentos e modos negativos, a esconderem as suas maneiras produtivas de pensar negativo.

Pessoas comprometidas com o pensar somente de modo positivo e nunca de maneira negativa tentaram manter e proteger assim um simples e fechado sistema de crenças. A isso se chamou de “o pensamento positivo”. Uma maneira nociva e cruel de lidar com os problemas da vida.

A resiliência está, de fato, na liberdade do pensar.

Pense nisso!

Gostou do artigo? Quer saber mais como pensar de maneira resiliente? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Equipe de Especialistas na promoção de Resiliência da SOBRARE
http://sobrare.com.br/

Confira também: Ética como Norteadora de Nossa Conduta no Coaching

 

George Barbosa é Pedagogo, Mestre e Doutor em Psicologia, Pós-Doutor em “O Coaching psicológico”. Presidente da Sociedade Brasileira de Resiliência (SOBRARE). Facilitador do Núcleo de Estudos em Resiliência da Assoc. Bras. de Recursos Humanos (ABRH-SP). Associado da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP), International Association Cognitive Psychotherapy (IACP), Society for Psychotherapy Research (SPR). Autor de livros sobre a Resiliência no Brasil. Coach certificado nas modalidades de Coaching Cognitivo de vida, Neurocoaching, Coaching Ontológico. Mentor e organizador da metodologia do “Coaching em Resiliência” (CR). Associado PCC, MENTOR-COACH e Ex-Presidente da International Coach Federation (ICF) – Capítulo Brasil.
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