Por mais piegas que possa parecer, eu não iria perder a chance de escrever algo conectado com o Dia dos Namorados. Afinal, se hoje haverá uma infinidade de casais celebrando o relacionamento que os deixam felizes e satisfeitos, por outro encontraremos pessoas tristes e solitárias, angustiadas por conta de uma relação que terminou (ou nem começou). Cada um estará vivenciando o sucesso na escolha de seu amado (ou insucesso, na mesma dimensão).
Então, cabe a pergunta: O que é “sucesso”? Por que parece que todo mundo quer “sucesso”? O que “sucesso” significa? Você precisa ou merece ter “sucesso”? Se formos olhar dicionários ou enciclopédias, o sucesso está associado à realização, prosperidade, superioridade e vitória. Segundo Laureen Neal, colaboradora do sítio Action Coach, quando se examina o termo “sucesso”, na maioria dos casos ele deve ser alcançado ou conquistado.
Então, cabe explorar uma forma de alcançar esse “sucesso”, conforme a autora do artigo. A menos que uma pessoa tenha bastante dinheiro para queimar na construção de sua prosperidade, realização, superioridade e/ou vitória, os mortais comuns dependem de uma construção “tijolo a tijolo”. Aliás, eis aí a melhor oportunidade para os profissionais de Coaching colaborarem com o “sucesso” de seus clientes.
Se o cliente possuir mais recursos do que se pode imaginar, é bem simples gerar a consciência sobre os produtos/serviços ofertados a seus públicos de interesse (amigos, fornecedores, parentes, contratantes, contratados, mídia, etc). Porém, se o cliente é como a maioria das pessoas, que precisam trabalhar muito para ganharem a vida e gerarem recursos para investimentos, praticar algumas disciplinas é fundamental.
A primeira delas é conhecer, cada vez mais, sobre si mesmo: o que motiva, o que excita, o que tira do sério, o que faz você se apaixonar? Aqui já não falamos só sobre namoro, tanto faz sob a ótica do amor ou da paixão. É importante lembrar que tudo leva algum tempo para ser construído, o que exige paciência e perseverança. Ou seja, o sucesso não vem por acaso e nem de um dia para outro. Indo além, uma construção é passo-a-passo, mas com foco. Ficar correndo de um lado para outro não leva a lugar algum.
Outro conceito fundamental é que “sucesso gera sucesso”. Se a pessoa com quem você se relaciona é bem sucedida e está disposta a compartilhar momentos pessoais ou empresariais, essa chance não pode ser perdida. Aquele que busca o “sucesso” deve se pendurar nas asas daqueles que provaram e evidenciaram essa experiência. Aliás, uma das principais lições dessas pessoas é nunca deixar de anotar uma idéia, oportunidade ou plano que lhe surja a qualquer momento. Grandes histórias de sucesso nasceram de idéias anotadas em guardanapos de papel. Veja as memórias como uma forma de contrato consigo mesmo.
Portanto, ao estar celebrando esta data festiva com seu(sua) namorado(a), lembre-se de que você é vencedor no jogo do amor e da paixão. Esse sucesso não é simples e fácil, dadas as vezes em que momentos difíceis foram superados. Porém, se você está sozinho, isso em si não é um problema, pois na próxima esquina, ou em um lugar inesperado, lá poderá estar alguém que, como você, busca o “sucesso” na arte do amor e da paixão. Não perca a chance!
Participe da Conversa