Querido leitor, seja muito bem-vindo!
Estou imensamente feliz pela oportunidade que me foi concedida em fazer parte da Cloud Coaching com minha coluna sobre Coaching para pais e filhos. Desde minha primeira publicação como colunista convidada, através do artigo “Qualidade nas Interações Familiares” me senti muito acolhida e adorei compartilhar sobre um tema que tanto me inspira e me encanta que é o universo infantil.
Além de especialista na área, sou mãe e também vivencio todos os desafios atuais na arte de educar um filho, por isso, convido você a trilhar comigo essa jornada através de reflexões que possibilitarão aprendizados e troca de experiências.
Eu verdadeiramente acredito que a transformação para um mundo melhor depende da formação que damos para nossas crianças no presente.
Um abraço afetuoso!
O Coaching Infantil
O Coaching infantil é um nicho relativamente novo no Brasil e ainda pouco conhecido, podendo gerar algumas dúvidas sobre sua distinção do processo de Coaching para adultos ou de um processo terapêutico. Bem diferente do que se pode pensar, o Coaching infantil não visa a adultização da criança, muito pelo contrário, preconiza-se que a criança precisa viver plenamente sua infância, pois é através da brincadeira que ela consegue se expressar emocionalmente e elaborar seus conteúdos.
É embasado no processo de desenvolvimento infantil e neurociência, utilizando-se técnicas específicas e ferramentas lúdicas desenvolvidas especialmente para o universo da criança. O processo ocorre a partir da construção de objetivo e através de uma abordagem apropriada, que levam a criança a um grau de questionamento, ajudando-a a encontrar novas soluções e a assumir suas responsabilidades.
Existe um grande cuidado do Coach em não fazer julgamentos ou reforçar possíveis rótulos, nem mesmo dizer à criança o que deve ser feito. Com o apoio adequado, a criança se conecta com suas emoções e conquista uma melhor interação através de relações sociais mais saudáveis e produtivas. A partir desses incentivos, a criança se torna quem ela é em sua essência, apropriando-se de seus melhores talentos e estando mais preparada para lidar com os desafios que surgirão em sua vida.
O Coaching Infantil não se aplica em casos de disfunção diagnosticados por profissionais da saúde em que há necessidade de tratamento medicamentoso ou psicoterapêutico. Algumas crianças necessitam de psicoterapia, mas outras precisam de apoio adequado para que encontrem outras formas de agir para ultrapassar algum problema específico em sua rotina que deveria ser algo natural, mas por algum motivo pode estar gerando algum sofrimento ou desconforto.
Pode ser benéfico na relação da criança consigo mesma, como em caso de ansiedade, medo, timidez, falta ou excesso de autoconfiança, autossuficiência, em suas relações e convívio com os outros. Em situações de bullying, alimentação, organização de horários e comprometimento com os estudos. Em momentos em que a criança precisa lidar ou se posicionar frente às mudanças e em situações em que precisa focar em um resultado específico para atingir objetivos, como na performance escolar ou em competições esportivas.
O processo de Coaching Infantil, pode ocorrer através da orientação a pais com crianças a partir de 2 anos e por meio de processo formal de Coaching com crianças a partir de 8 anos de idade até os 13 anos, por meio de sessões presenciais e estruturadas conduzidas por um Coach habilitado e com a participação dos pais ou cuidadores.
O processo não visa somente atingir os objetivos traçados, mas ajuda a família a se reconectar e alterar o sistema que foi constituído até então, favorecendo novos entendimentos e novas atitudes que a levam de onde se encontra para onde ela quer estar e precisa ir, buscando formas mais produtivas e funcionais. Ajuda a criança a gerenciar seus sentimentos de forma mais apropriada, trazendo-lhe um maior grau de entendimento a respeito de suas experiências e levando-a a ser mais saudável, feliz e adaptada para que se sinta melhor no mundo.
Até o próximo mês!
Participe da Conversa