Como se constrói a autoestima? Por que ela influencia tanto no nosso comportamento? Será que na vida está dando tudo certo para que a autoestima esteja normal ou alta?
Decerto você se questionou sobre alguma das perguntas acima, portanto, vamos construir um conceito para que entenda como pode desenvolver e manter a sua autoestima.
A autoestima é o resultado da visão que tem de si, isso envolve os aspectos comportamentais, físicos, intelectuais, emocionais, conquistas profissionais e pessoais.
Não é um comportamento que será fixo, uma vez que alcançou não precisará de manutenção, acredito até que isso não seja novidade. Em todo comportamento humano existem fragilidades e vulnerabilidades, necessitando de ajustes para as situações cotidianas.
Sendo assim, a autoestima precisa do equilíbrio de alguns fatores:
- Autoconfiança: nível de autoconhecimento e segurança que tem para conduzir situações;
- Autoconfirmação: ser assertivo e benevolente com os outros, de se comunicar com clareza, aceitar e recusar sem sentir-se culpado;
- Autoimagem: é o que a pessoa percebe de si mesma;
- Eu Ideal: como gostaria de ser.
Após refletir sobre como estão esses fatores para você, terá o conceito de si, que é a sua visão integral de como é no cenário que está vivendo e o que falta fazer para sentir-se como deseja.
Ter consciência já facilita a construção da sua autoestima. Respeite a si, seus sonhos, seus valores e seja congruente como o que pensa, sente e faz, assim será capaz de manter uma autoestima que alavanca você!
Você se torna o que pensa,
Você se torna o que vê,
Você se torna o que escuta,
Você se torna o que ama.
(Rosette Poletti)
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa