A magnitude daquilo que você não enxerga!
Oi, hoje quero dividir com você um case recente das minhas mentorias.
Vou falar da síndrome do iceberg – síndrome muito comum para quem ainda não se atentou sobre a importância de fazer networking e relacionamento de forma produtiva e voltada para negócios.
Apenas para que você entenda, eu uso o iceberg em vários momentos da mentoria e no método Crossnetwork, hoje vou focar apenas em uma ok!
Muitas pessoas quando chegam a mim, tem uma pergunta frequente:
Como faço para ter mais clientes?
Confesso a você que essa é uma pergunta ruim, pois o processo de ter mais clientes passa por várias fases e uma delas é você sair do não sei que não sei para o sei que não sei, ou seja, saber o que exatamente você não vem fazendo com sua rede de relacionamentos.
Bom… a minha devolutiva a essa sempre é:
Quantos clientes você tem hoje?
A resposta é muita rápida: X clientes.
Então eu faço uma segunda pergunta:
Quanto tempo faz que não conversa com seus clientes?
Nesse momento se estabelece um vácuo no tempo e um silêncio de alguns minutos.
E eles me dizem: Como assim conversar com meu cliente?
Logicamente não consigo passar aqui neste artigo todo o processo que iniciamos, e como disse no início, vou dividir um pouco sobre a Síndrome do Iceberg.
Sua visão pode estar fixada apenas nos 10% que você enxerga sobre o processo de relacionamento e networking e, isso é um risco muito grande e também uma oportunidade.
Agora deu pane no sistema né?
Calma que tudo tem explicação.
O risco está em você não treinar e desenvolver o processo de apneia de proximidade e intensidade com seu Network e a oportunidade está em começar a mergulhar cada vez mais fundo em suas conexões para assim construir oportunidades de negócios.
Um dos meus alunos cresceu mais de 29% do seu faturamento em menos de 2 meses, quando começou a trabalhar sua rede de relacionamentos.
A minha dica aqui é abrir seus olhos para que você enxergue o grande ativo que você tem e está desprezando.
As suas conexões e redes de relacionamentos.
A maior fonte de informações e melhora de resultados estão em suas conexões, sejam elas pessoais ou profissionais, em seus clientes e também nos ex-clientes.
Provavelmente você deve estar com muitas dúvidas e eu adoro quando isso acontece, porque a duvida faz com que você questione suas convicções.
Entenda que ativar a sua rede de relacionamentos, da forma certa, gera resultados incrivelmente rápidos e gratificantes.
Então te pergunto: como você está nutrindo sua rede?
Você sofre da Síndrome do Iceberg?
Você realmente está enxergando o todo sobre sua rede?
Deixe suas dúvidas e reflexões nos comentários.
Será um prazer responder.
Um grande abraço!
Foco, fé e ação
Participe da Conversa