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O empreendedor precisa saber vender?

O empreendedor é obcecado em encontrar novas oportunidades, nichos ainda não explorados, tem visão holística e seu foco está em agregar valor diferenciado, porém muitas vezes fica preso às próprias ideias.

O empreendedor é obcecado por encontrar novas oportunidades, nichos ainda não explorados, tem visão holística e seu foco está em agregar valor diferenciado, porém muitas vezes fica preso às próprias ideias.

O vendedor tem habilidade para encontrar a necessidade do seu público, ele já sabe onde e como vender, entregando valor e resolvendo o problema do cliente.

Perceba que são bem parecidos, ambos seguem uma mesma linha, que é agregar valor. Conheça as principais características de cada um deles e entenda por que muitas vezes o empreendedor enterra as suas grandes ideias.

O empreendedor tem a visão além do limite, está sempre em busca de algo novo que surpreenda aos outros e principalmente a si mesmo.

Suas principais características:

  • Iniciativa: Ele sempre está “antenado” e pronto para antecipar, inovar e buscar novas oportunidades em seu negócio com novos produtos e serviços;
  • Persistência e risco calculado: Enfrenta qualquer obstáculo acreditando em sua nova ideia, para isto procura todo embasamento necessário, assume risco calculado, avalia todas as possibilidades antes de tomar decisão, reduzindo chances de erro. Faz a prototipação da sua ideia, testa e ajusta os possíveis erros antes do seu lançamento;
  • Bem informado: Atualiza constantemente o seu banco de dados, procurando alterações relevantes principalmente no que tange ao comportamento e tendência;
  • Estabelece objetivo/Meta: Utiliza ferramentas para definir claramente seus objetivos e metas para que tenha mais clareza e direcionamento para definir ações e estratégias. Uma ferramenta muito utilizada é a SMART;
  • Planejador: Tudo é planejado e calculado. Organiza as suas tarefas de forma objetiva, define prazos, avalia e mede os seus resultados;
  • Persuasivo e bem relacionado: Tem amplo poder de influência nas pessoas que estão ao seu redor, cria estratégias para o apoio incondicional para a realização do seu objetivo, além de forte construção em sua rede de relacionamento;
  • Independente e confiante: Está pronto para agir, é confiante em suas análises, decisões e enxerga sempre novas oportunidades.

Já o vendedor, concentra-se no cumprimento além da sua meta. Vender é o seu lema, para isto sua busca é incessante para desenvolver sempre novas técnicas, principalmente, no contorno de objeções, fechamentos e solução de problemas.

Principais características:

  • Conhecimento: Sabe o que está vendendo, para que e para quem. Tem plena consciência de que no mundo atual, o vendedor que não conhece o seu produto ou serviço está fora do mercado;
  • Ação/Atitude: Faz a venda, não espera que a venda “caia do céu”, conhece, escuta e gosta de interagir com seu público. Preza pela ética e confiança;
  • Resiliência: Um atributo indispensável no vendedor é saber receber um não, mas sem desistir. Analisa onde errou, refaz o planejamento da venda e executa com forte chance de sucesso. Isto se chama “aprendizado”;
  • Otimismo: Sempre acredita que vai dar certo. O desânimo, a desistência e a procrastinação são seus principais inimigos;
  • Flexibilidade: Sabe que as mudanças são necessárias, compreende, mudando sua estratégia e ação rapidamente quando percebe que determinada situação não funciona;
  • Foco no resultado: Define sua própria meta, normalmente acima do que foi definido pela organização. Quer superar o seu próprio limite;
  • Pró-ativo: Estuda minuciosamente a situação e executa todas as etapas para chegar ao sucesso em suas vendas. Nunca espera que alguém lhe dê a receita mágica, procura entender como pode transformar um cenário negativo em um cenário positivo;
  • Consultor: Conhece bem o mercado que atua, tem escuta ativa, investiga sobre produtos e serviços, observa tendências de consumo e comportamento e assim entrega soluções assertivas para os seus clientes onde influencia a sua decisão. Ele não vende por vender, ele orienta o cliente entregando sempre mais;
  • Ama vender: Esta é a sua essência, gosta de interagir com as pessoas e solucionar os problemas. Sente-se muito bem ao ver seu trabalho reconhecido e o cliente fiel e seu evangelizador.

Após esta explanação, das principais características do vendedor e do empreendedor, fica claro que para um vendedor é mais fácil desenvolver características que não estão tão evidentes em seu perfil e adicioná-las à sua expertise em vendas para obter sucesso como um “vendedor empreendedor”.

Já, para o empreendedor, desenvolver características, comportamentos e técnicas de vendas que são imprescindíveis é mais difícil principalmente na hora de vender a sua ideia.

Haja vista, que o que mais encontramos atualmente são empreendedores com grandes possibilidades de novos negócios que estão presos a suas ideias no papel e deixam morrer antes mesmo de executá-las e testá-las.

Para ser um empreendedor e vendedor de sucesso é necessário desenvolver todo o conjunto de características, habilidades e hábitos descritos em cada perfil somado ao espirito incendiário do vendedor que também é dotado de energia, força, atitude, isto é, um estado complexo e que foi adquirido através da experiência.

Você pode ter certificações, conhecimentos técnicos, mas se não tiver o espírito e atitude de um vendedor suas grandes ideias ficarão apenas no rascunho de um papel.

Quer uma sugestão, se não quiser desenvolver o espírito vendedor ou acha que não nasceu para isto, procure um bom sócio com ética, confiança e comprometimento, além dos atributos necessários de um grande vendedor.

Os compartilhamentos de habilidades e competências serão de grande valia e crescimento para ambos e sem dúvida suas ideias irão virar realidade.

“O vendedor empreendedor é aquele que demonstra o valor agregado em suas transações comerciais, seja de produtos ou serviços, e vende a sua ideia modificando o futuro”. (Adriane Yared)

“Inove o seu presente e surpreenda o seu futuro”.

⚙️ AYCOACHING
Adriane Yared tem mais de 28 anos de experiência na área comercial, é Mastercoach em Vendas e Liderança, Design Thinker, Mentora Comercial e atualmente Mediadora e Conciliadora Judicial do TJSP/TJPR e TRF3 e Mediadora Extrajudicial. Bacharel em Direito, Bacharel em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós-MBA em Design Thinking, Master em Design Thinking, atualmente faz Pós-graduação em Processo Civil. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Comissão de Mediação e Conciliação – Campinas, plataformas Cloud Coaching e Mediar. Tem artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Coautora no Manual do Relacionamento com o Cliente, Coautora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito é o desenvolvimento dos profissionais da área comercial, liderança e solução pacífica e alternativa de conflitos, tudo integrado às diversas áreas estudadas somadas à sua expertise e experiência.
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