fbpx

O exemplo transformador que vem do mundo!

Na onda transformadora que o mercado tem passado, o Coach está acompanhando a dinâmica do mundo para não se limitar a conduzir o cliente por caminhos mais simples e próximos da sua zona de conforto?

Os amigos leitores deste espaço, na semana passada, foram desafiados a pensarem em como sair da sua zona de conforto para nunca serem pegos na contramão da história, dado o alto nível de dinamismo que ocorre no mundo. Para se ter uma ideia de como caminha a nossa vida, há menos de cinco anos a indústria de tecnologia lançava os televisores 3D (e o cinema 3D), sendo que já se fala em acabar com essa linha de produção em escala global. Claro que tudo passa pela oferta e demanda, mas tem sido constante o ciclo de motivar as pessoas para um produto ou serviço e depois torná-los obsoletos. O exemplo mais clássico está nos smartphones, laptops e tablets.

Em meio a tudo isso (e não vou tratar da questão da economia brasileira, pois o foco é outro), um Coach é chamado por um cliente para que juntos possam alcançar determinada meta, em meio a um cenário desafiador. Será, e isto sim me preocupa muito, que o Coach está acompanhando a dinâmica do mundo para não se limitar a conduzir o cliente por caminhos mais simples e próximos da sua zona de conforto? Não estou sinalizando que o Coach faria isso por falta de ética, mas sim por limitações de conhecimento, atualização técnica e metodologias.

Um dos personagens mais famosos do mundo, símbolo de modernidade e inovações tecnológicas, sempre foi James Bond. Quem hoje assiste um filme estrelado por Sean Connery (produzido nos anos 60) vai dar risada da “parafernália” que o 007 tinha à sua disposição. Os anos foram passando e cada novo astro avançava em novos equipamentos e facilidades, deixando atônitos os seus adversários. Mas o que sempre foi tratado como ícone do nosso espião chama-se Aston Martin. Só para se divertir um pouco, veja esta cena e entenda do que eu estou falando:


Link original: https://www.youtube.com/watch?v=qKAME9fAA-4

Pois bem, para quem pensa que o Aston Martin, com toda essa tecnologia inovadora (e desafiadora, para os padrões do mundo) só existiria em filmes da série James Bond, saiba que a marca empresarial está dedicada ao desenvolvimento de uma gama de carros com tecnologias de baixas emissões de poluentes, principalmente pela energia elétrica, com a inclusão de tecnologias de conexão com o mundo (isso significa, televisão, gps, acesso à rede mundial de computadores), sistemas de segurança contra acidentes e um novo conceito de design. A entrega dos primeiros carros ingleses já será realizada em 2018 e sua fabricação será … chinesa (o Grupo Leco é especializado em tecnologias de comunicação).

No mercado global, hoje ninguém tem mais necessidade de veículos elétricos robustos do que a China, onde rapidamente o crescimento econômico transformou os céus em um problema terrível de poluição nos grandes centros urbanos. A partir de 2014, com uma eficiente combinação de políticas fiscais e de incentivo à indústria, a fabricação e as vendas de carros elétricos decolaram na China e já superam os números de outros mercados importantes, como o dos Estados Unidos. E agora, também a Volkswagen é outra empresa a se juntar ao Aston Martin para parcerias tecnológicas inovadoras na China, em um ambiente de marcas automotivas que só deve crescer.

Em pouco tempo, o cenário obrigará que outros importantes atores do mercado se mexam, e não só montadoras, mas também empresas que, de alguma forma, dependem do petróleo e do gás. Haverá uma rearrumação econômica que levará muita gente à ruína e, paralelamente, criará um fluxo de dinheiro para novas fortunas. Tudo depende de saber ler o recado do mundo, preparar-se e não ter medo de enfrentar mudanças. Há uma luz no final do túnel, ainda que dê trabalho chegar até ela.

Fica o recado ao Coach: veja o que o mercado ensina e não deixe de envolver o seu cliente na onda transformadora… Ou ambos ficarão debatendo dos porquês de as metas não terem sido atingidas!

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa