fbpx

O fator motivacional no Mentoring e no Coaching

O Mentoring e o Coaching são, antes de mais nada, como um processo interativo entre o Profissional e o seu cliente. O fator motivacional envolve e depende de diferentes aspectos da conduta de ambos.

O Mentoring e o Coaching são, antes de mais nada, como um processo interativo entre o Profissional de Mentoring e/ou Coaching e o seu cliente. O fator motivacional envolve e depende de diferentes aspectos da conduta, tanto do profissional, quanto do cliente.

Esses aspectos podem ter influência direta nos resultados do processo e é importante estar alerta a cada sinal de interferência, tanto positiva, quanto negativa. Um dos fatores primordiais na atuação de um Mentor e/ou Coach e que tende a determinar a natureza e o andamento do processo de Mentoring e Coaching é a motivação. A motivação do profissional pode ser classificada de duas formas: a motivação comum e a motivação prestadia.

A motivação comum se refere àquele profissional que apenas exerce a atividade como uma ocupação diária, uma obrigação, uma fonte de renda, uma profissão igual a todas as outras, seja na empresa ou com clientes externos. Neste caso, o foco está no ego, ou seja, na própria satisfação.

Já a motivação prestadia acontece quando o profissional está imbuído de uma consciência elevada e atua realmente focado no benefício do cliente. O aspecto prestadio do ser humano surge mais do coração do que da razão e é uma expressão de respeito e favorecimento sadio a todas as pessoas.

Em uma atuação prestadia, há o profundo reconhecimento que o outro e eu somos a mesma expressão universal, ou seja, todos somos a expressão da Unidade. Esta percepção revela que somos e estamos unidos pela mesma essência e, portanto, quando beneficiamos o outro estamos também colhendo estes benefícios para nós mesmos. Estes resultados positivos direcionados para o outro têm o poder de diminuir o nosso ego e funcionam como um caminho mais rápido para o despertar da felicidade interior genuína e inerente a todas as pessoas.

Como formador de Coaches e Mentores, através do Instituto Holos, procuro enfatizar a importância do profissional atuar com motivação prestadia. Além dos benefícios implícitos, a atuação baseada em uma conduta prestadia se constitui como o mais elevado diferencial qualitativo.

Por outro lado, a motivação do cliente também pode ser comum – fazer Mentoring e/ou Coaching porque é moda, porque o chefe pediu, porque deseja se destacar frente aos demais, competir mais, etc. É importante avaliar estes aspectos também do ponto de vista dos objetivos do cliente em relação ao processo de Mentoring e Coaching.

Mentoring e Coaching são, antes de mais nada, um momento de forte interação entre duas pessoas, e isto é uma grande oportunidade de crescimento e mútua aprendizagem.

É importante que o Mentor e/ou Coach, a partir de sua postura prestadia, também faça o cliente entender que seus resultados no Mentoring e Coaching podem servir a outras pessoas, aos demais departamentos da empresa e à sociedade. O conhecimento adquirido deve circular e não ficar restrito apenas ao cliente. A expansão dos resultados é que dará um significado mais amplo ao Mentoring e Coaching para beneficiar não somente uma pessoa, mas muitas pessoas ou mesmo uma comunidade.

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa