É com muita alegria que hoje passo a dividir e fazer parte como colaborador da “Cloud Coaching”, ao lado dessa equipe de grandes profissionais desse mundo que é tão fascinante e atemporal como o do “Desenvolvimento Humano”. Espero, por meio da minha coluna “Avante Jovens”, ajudar e auxiliar as pessoas e os jovens a serem cada vez melhores, através do conhecimento adquirido e das reflexões que eu possa provocar. Tratarei na coluna diversos assuntos que são extremamente atuais, tais como: Coaching de Carreira e Vida, Jovens no Mercado de Trabalho, Rede Social, Programação Neurolinguística – PNL e finalmente, Empreendedorismo Institucional.
Para inaugurar essa coluna, começo contando de maneira sucinta um panorama de como é visto o jovem empreendedor de hoje.
Boa leitura!
Qual é a nova cara das jovens lideranças empresariais? No que elas se diferem das outras gerações? Como descrever as novas lideranças?
A primeira característica que se nota hoje no empreendedor, é sem dúvida o otimismo. O empreendedor de hoje tem um otimismo extraordinário, e está em uma fase muito boa, tanto se pensarmos num contexto de mundo, quanto num contexto de Brasil. Mesmo passando for fatores externos como os tsunamis econômicos ou pelas famigeradas endemias de nosso país (carga tributária, burocracia, custo Brasil), assim mesmo se pegarmos os últimos anos, o Brasil vangloriou-se de uma grande década. Devido a isso, se existe uma diferença do jovem empreendedor de hoje em relação aos de antigamente, é, com certeza, o otimismo.
Hoje, o jovem acredita mais no próprio país, no empreendedorismo. Vale lembrar, que atualmente a concorrência é muito mais acirrada, a internet está aí, temos a globalização, o mundo de hoje ‘cabe na palma da mão’. Num passado não muito distante as pessoas lá fora não conheciam muito o Brasil, ou não faziam muita questão de conhecê-lo. O conhecimento em torno do nosso país era baseado na dualidade futebol / carnaval. Hoje a coisa mudou. Está certo que ainda precisa melhorar, mas que estamos mais conhecidos, com certeza estamos. Isso em grande parte se dá pelo otimismo do brasileiro em acreditar no próprio país, e, quando isto ocorre, você tem mais vontade, tem mais segurança para investir, montar sua empresa, deixar de ser empregado, partir para uma carreira solo. Sem dúvida, o fato de o Brasil ter se posicionado como player no mercado internacional é uma grande diferença em relação aos anos anteriores.
O perfil do jovem empreendedor de hoje tem características bastante assemelhadas com os de antigamente. É um jovem sonhador, batalhador, com superação, perseverança, inovação… Tudo isso faz parte do jovem empreendedor.
Pois bem vamos começar do começo, uma pessoa primeiro tem um sonho, uma ideia, e depois vai atrás dela, independente dos obstáculos que encontrará pelo caminho, isso faz parte da vida do empreendedor, ou seja, enfrentar o problema, e por assim dizer, de acreditar no seu negócio. Todos os grandes empreendedores começaram muito cedo, e isto tem muito ver com a vontade de realizar um sonho. O jovem acredita que tudo pode dar certo. Um sonho, uma grande ideia, um bom plano de negócios, e hoje, com a internet para auxiliar, você pode fazer um excelente benchmarking, uma pesquisa de mercado, ver onde o produto dá certo ou onde ele dá errado, hoje, por exemplo, com baixíssimo custo você consegue montar um plano de negócio, sem falar nas entidades de fomento ao empreendedorismo que estão aí para dar suporte, tais como, SEBRAE, Endeavor, e por aí vai!
Jovens o que estão esperando, vão a luta!
Marcelo Yamin
Participe da Conversa