De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto McKinsey, 70% das maiores e mais complexas iniciativas de transformação digital, não atingiram seus objetivos. Este é um dado alarmante considerando que muitas organizações estão vivenciado hoje este movimento de transformação.
Quando falamos de transformação digital, essencialmente falamos de transformação cultural, o vir a ser da organização, sua visão de futuro. Ainda que muitos de nós mantemos o foco em objetivos e metas quantificáveis, é através da cultura, ou seja, dos comportamentos da equipe que o propósito da organização se realiza.
No artigo “Como criar uma cultura organizacional de impacto para as empresas?” o autor Francisco S. Homem de Mello, enfatiza a influência de comportamentos e crenças no desenvolvimento da cultura organizacional. Neste sentido, qualquer transformação só pode acontecer a partir da comunicação.
Os valores da organização são de fato vivenciados a partir dos comportamentos de seus colaboradores e para que a transformação seja possível, a prática de feedback é essencial. Sem feedback não há como mudar o sentido, a rota, evoluir. O feedback deve acontecer no momento em que o fato acontece e isso exige que nos comuniquemos de maneira cada vez mais empática e clara.
Neste sentido, a prática da comunicação não violenta, proposta por Marshall pode dar uma grande contribuição. A partir desta prática, pensar nos 4 passos, pode levar a comunicação a um caminho de fato transformador:
- Observar sem julgar;
- Identificar sentimentos;
- Reconhecer e assumir os sentimentos, expressando necessidades, e
- Realizar o pedido.
Observando a organização do futuro, a comunicação precisa fluir de maneira mais ágil, consistente e transparente. Se avaliarmos a tendência na redução dos níveis hierárquicos, cada vez mais a necessidade de nos comunicarmos de maneira eficiente estará presente.
Expressar nossas ideais nunca foi tão necessário e porque não dizer, tão requisitado, afinal a organização do futuro, conta com todos os seus colaboradores e sua diversidade de perspectiva para construir algo novo. Em uma pesquisa realizada na Malásia, Kakkar e Tangirala concluíram que o ambiente influencia a forma como os funcionários expressam suas ideias.
Como você percebe a comunicação em seu ambiente de trabalho? Como tem contribuído de maneira efetiva com o desenvolvimento da cultura desejada?
Participe da Conversa