Está mais perto do que você imagina!
E aí? Você consegue imaginar qual é este ativo tão poderoso?
Calma, é normal não saber. Eu mesmo demorei metade da minha vida para entender o quanto ele é poderoso.
Minha intenção com este artigo é dividir com você minhas constatações e os frutos de sucesso que tive ao trabalhar de forma correta meu Networking.
Talvez seja uma palavra comum para você! Talvez você esteja lendo pela primeira vez, porém o mais importante neste momento é saber que existe muito poder em seu Networking, mais poder do que pode imaginar. Antes vamos contextualizar Networking?
Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Essa rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informações entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.
Muito bem, esse é o conceito macro sobre Networking, mas o que ninguém te conta é que existe um jeito, uma forma de fazer Networking.
Tenho certeza que muitas de suas conquistas profissionais e pessoais tiveram influência de alguém. Como uma indicação para um trabalho, uma sugestão de um curso, um novo negócio que foi feito através de um amigo e se isso aconteceu com você, foi a mágica do Networking trabalhando em sua jornada de vida.
A gente faz Networking por osmose, porém cometemos alguns erros na hora de manter nossas relações ativas, vivas e saudáveis.
Creio que já deva ter acontecido com você, conseguirmos algo por intermédio de alguém e depois dessa conquista nos afastarmos dessa pessoa. Na maioria das vezes fazemos isso sem nos atentar. A vida vai seguindo e a gente vai esquecendo, e é aí que destruímos a relação de confiança com as pessoas.
E é assim também que nosso Networking perde força e vai se deteriorando.
Agora, deixa eu te responder a pergunta que fiz no título desse artigo: Qual o maior ativo do mundo?
RESPOSTA: A ATENÇÃO DAS PESSOAS.
Sim, este é o maior ativo do mundo. Quando você consegue manter a atenção das pessoas – do seu Networking – com você e em você, o poder de sucesso aumenta exponencialmente e nessa relação de atenção e confiança estão as grandes oportunidades.
Talvez você pense:
Então é marketing pessoal?
Não é bem isso não.
Então é ser puxa saco?
NÃO, NÃO E NÃO!!!
Fazer Networking e manter a atenção das pessoas está totalmente relacionado à atenção, confiança, crenças e julgamentos e para fazer do jeito certo é preciso disciplina.
É um processo e todo processo tem um método para ser seguido, e nos últimos 4 anos eu decifrei esse “código” e criei um método próprio que vem ajudando algumas pessoas a definitivamente mudar sua forma de fazer Networking.
Fique atento à sua rede de relacionamentos. Se você nunca pensou nisso, te convido a refletir mais sobre esse tema e entender o valor que sua agenda de telefones – essa mesma que está no seu celular – têm para seus objetivos de vida.
Cada vez mais negócios e conquistas são geradas através dos relacionamentos e para que voce não fique no “vazio” sobre como acessar o maior ativo do mundo, deixo aqui para os 4 pilares do Networking produtivo:
- Proximidade – Aqui está muito presente a relação de confiança;
- Intenção e reciprocidade – Onde você declara as reais intenções de estar próximo a essas pessoas e os “porquês” dessa contribuição e geração de valor;
- Intensidade – Premissa de fazer uma comunicação clara, frequente e sem pressão;
- Acompanhamento – Essa não há como fugir – quem não acompanha não realiza. Não é controle. Aqui aprendemos com as situações e evoluímos para um novo modelo de atuação.
Quero muito que este conteúdo te ajude a refletir.
Fique bem! FOCO, FÉ E AÇÃO.
Um grande abraço.
Participe da Conversa