O mentor, a startup e o sucesso
Não é a primeira vez que escrevo sobre mentores, e não à toa. Cada vez mais aumenta a minha convicção de como essas pessoas são fundamentais não apenas para o desenvolvimento de um negócio ou para orientar seus pupilos, mas porque os mentores são responsáveis por fazer “a roda girar”. Perceba que o ciclo que move o mundo dos negócios com base nas experiências e aprendizados precisa ser contínuo e quem o alimenta são aqueles que se dispõem a compartilhar o seu tempo e o conhecimento adquirido ao longo de sua jornada.
Mas não se engane, quem pensa que um mentor vai apontar o melhor caminho e que ele vai definir o melhor modelo, produto ou serviço, está equivocado ou ainda não entendeu o que, de fato, significa ter um mentor por perto. Ele não vai fazer isso, mas pode te ajudar a diminuir as chances de cometer erros, vai te conduzir do ponto A ao B de forma menos arriscada e, principalmente, te orientar a encontrar suas próprias respostas com base em uma análise aprofundada e apontamentos necessários para enxergar de forma ampla qualquer situação.
Um mentor vai te fazer perguntas baseado nas experiências dele para desenvolver insights, olhar por outras perspectivas e até mesmo propor soluções para seu negócio. O propósito do mentor não é apenas transmitir informações e nem treinar competências, mas estimular a autonomia do seu mentorado para que ele possa tomar suas próprias decisões. Isso porque um bom mentor tem track record (histórico, carreira, experiência, reputação, autoridade e trajetória), tem curiosidade, empatia, coragem e generosidade.
Você está preparado para defender sua ideia de startup diante de um investidor que pode se tornar um mentor?
Se você conseguir prender a atenção dele, não desperdice a oportunidade. Prepare muito bem para demonstrar que tem capacidade para fazer seu projeto decolar, com estratégias na manga para driblar imprevistos e crescer no mercado. Note que a maioria dos empreendedores quando querem um investimento ou “conquistar” um mentor falam primeiro do seu pedigree e vantagens e não dos problemas e como pretendem resolver.
Algumas perguntas que certamente um mentor poderá te fazer:
- Por quê? ou Por que não?
- Já prestou atenção nisso ou naquilo?
- Sabe aonde quer chegar?
- Qual o racional disso?
- Já pensou que esse caminho pode encontrar essa barreira ali na frente?
- Avaliou mesmo esse concorrente e mercado?
- Que tal testar essa possibilidade X?
- Você validou esse canal Y?
- Já conhece a ferramenta Z?
Entre muitos outros pontos para chamar sua atenção. Então baseado nas suas respostas ele vai ORIENTAR SEM IMPOR e CORRIGIR SEM OFENDER.
Quer ver na prática como funciona uma mentoria? Te convido para assistir o meu programa “O Anjo Investidor”, cada episódio conta a história de uma startup e mostra quais são os desafios e pretensões. Do outro lado, eu e mentores convidados fazemos questionamentos e apontamos caminhos. Para ter acesso você pode acompanhar as quartas-feiras no Prime Time da TV aberta REDE TV e no Digital (online) pelos canais da Rede JOVEM PAN.
João Kepler
http://www.joaokepler.com.br/
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