fbpx

O mundo quer compromisso, não depende de super-heróis!

Se há algo que tem crescido, o que é extremamente positivo, é o espírito de solidariedade e de compromisso com o futuro. Que tal aderir a ele e ser um agente transformador para um mundo melhor?

compromisso com o futuro

O mundo quer compromisso, não depende de super-heróis!

Amigos leitores, essa pandemia global chegou para mudar paradigmas e conceitos arcaicos sobre a vida em sociedade, a convivência em comunidades e como olhar para quem está próximo. Certamente, isso não acontece de maneira igual no planeta Terra, pois o grau de consciência, ambiência e até dos serviços públicos disponíveis também não é igual.

Contudo, se há algo que tem crescido, o que é extremamente positivo, está no espírito de solidariedade e de compromisso com o futuro. Além de uma preocupação coletiva com o meio-ambiente, basta ver como fica cada vez mais inaceitável qualquer demonstração de racismo ou segregação humana.

Quem vê meu currículo, aqui no blog, identifica esta expressão:

Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International. Entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, em 126 países e territórios, voltada ao desenvolvimento das potencialidades das jovens lideranças em todo o mundo.

Eu tive o prazer e a honra de, através dessa instituição criada em 1948 no final da II Guerra Mundial, poder me unir a pessoas que compartilham a visão de um mundo melhor a partir da educação e da formação de lideranças globais atuantes.

Pois bem, em 1990, eu era conselheiro dos dirigentes da AIESEC brasileira (https://aiesec.org.br/), após ter ocupado cargos de direção e ter me desligado como Presidente nacional. Foi nesse ano, que a AIESEC International (https://aiesec.org/) criou um evento global para debater o engajamento dos jovens no desenvolvimento sustentável. Esse evento, realizado em Tóquio, gerou um guia com ações potenciais para aplicação através da juventude compromissada com o futuro da humanidade.

Quatro anos depois, em evento realizado em São Paulo, a AIESEC debateu os rumos da Educação para o Século XXI, resultando em um plano de ação orientado e de simples aplicação. Os anos foram passando e eventos similares reforçaram o engajamento da associação em nível global.

Continuando, em setembro de 2015, 193 líderes mundiais concordaram em assumir 17 Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030 da ONU). Se forem cumpridos, isso significará o fim de extrema pobreza, da desigualdade e de problemas climáticos. O interessante é que esses objetivos se desdobram em metas que podem ser assumidas por indivíduos enquanto seguem com o seu cotidiano.

Nesse mesmo ano, jovens líderes da AIESEC, de 126 países e territórios, e em conjunto com o Escritório do Secretário-Geral da Juventude – ONU, assumiu participação direta na implementação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Recentemente, usando o seu alcance global, a AIESEC criou o programa “Youth 4 Global Goals” (conheça mais detalhes clicando aqui), o qual busca conscientizar globalmente os jovens para que se engajem nessa jornada. A relevância e a contribuição da AIESEC tornaram-se mais transparentes. E, com isso, ficou evidente que o mundo depende, cada vez mais, de jovens compromissados com a vida, em todas as suas formas. Se você quiser conhecer, ou mesmo até se engajar em um dos diversos programas realizados no Brasil, acesse este link: https://www.facebook.com/AIESECinBrazil/ .

De minha parte, hoje sou entusiasta e mobilizador para as causas e bandeiras da AIESEC. Ainda que sem a capacidade física de engajamento que se perde, ao longo dos anos. Contudo, não deixo de estar presente quando posso levar mensagem positiva e proativa a outras pessoas. Sejam jovens que possam se interessar em assumir um novo compromisso com o mundo, sejam leitores que podem conscientizar os jovens ao seu redor.

E para mostrar a força desse programa, vejam o incrível engajamento de personalidades mundiais na campanha. No vídeo abaixo, com legenda em português, são listados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – você poderá identificar vários artistas brasileiros.

Então eu pergunto para você: que tal aderir a esse compromisso e ser um agente transformador para um mundo melhor?

Escolha um objetivo (ou mesmo uma meta) e construa a sua ação possível… Lembre-se, em 2030 precisamos ter um planeta que seja a casa de milhões de pessoas, com possibilidade de terem vida plena, com saúde, alimentação, educação e sem discriminação.

Mario Divo
https://www.dimensoesdesucesso.com.br/

Confira também: Você conhece a Vênus de Brassempouy?!

 

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa