O Papel dos Líderes na Excelência e no Resultado das Equipes
Que a excelência no atendimento ao cliente é um fator fundamental para o sucesso de uma empresa é incontestável, mas qual o ponto ideal a se atingir? Na realidade, não há um ponto estático ideal, pois excelência está intimamente ligada à melhoria contínua, ou seja, sempre haverá algo mais a ser feito.
Os caminhos são diversos e paralelos: linha de frente capacitada, Lideranças competentes, espaços acolhedores, logística que permita entregas dentro do prazo, qualidade do produto, qualidade do serviço, entre outras.
Hoje vou falar sobre a importância das pessoas e em especial das lideranças.
Ao entrar num estabelecimento ou ligar para um call center o cliente tem a expectativa que sua necessidade será atendida. E conta com o apoio da linha de frente para ouvir sua demanda e lhe trazer uma solução.
Como valor agregado, um atendimento simpático, acolhedor, com um sorriso no rosto ou na voz criam um canal de abertura, geram segurança e desconstroem barreiras.
Equipes capacitadas conhecem os caminhos para gerar este impacto positivo, mas saber estes caminhos não é o suficiente. É preciso ser genuíno, verdadeiro e para que o sorriso não “saia amarelo” é preciso estar bem.
O líder pode contribuir bastante com este bem-estar e equilíbrio do profissional de linha de frente ao proporcionar um ambiente saudável e de acolhimento, o que não significa que resultados seão deixados de lado, mas o equilíbrio prevalecerá.
Colaboradores engajados sentem prazer no trabalho e têm motivação de sobra para cumprirem com suas tarefas e irem além. Ter um time engajado significa ter pessoas trabalhando todos os dias em prol de um objetivo.
Para que se alcance estes resultados, os colaboradores devem se sentir valorizados, assim reconhecer suas conquistas, praticar feedback construtivo, dar autonomia e criar ambientes seguros onde os colaboradores sintam-se confortáveis em posicionar-se é fundamental.
Conhecer as pessoas da equipe, seus objetivos, apoiá-los e proporcionar o desenvolvimento profissional, como incentivá-los a buscar o próprio desenvolvimento, comemorar conquistas, datas importantes como aniversários é uma forma de mostrar proximidade e criar vínculos.
Os líderes têm um papel fundamental por criar e disseminar essa cultura. Ao conquistar a confiança da equipe o líder faz com que a contribuição se torne espontânea, aumenta o engajamento e os resultados alcançados.
Um empreendedor jamais pode perder de vista as pessoas, pois são elas, cada qual na sua função, que tornam a empresa sustentável.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o papel dos líderes na excelência e o resultado das equipes? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Luciano Amato
http://www.trainingpeople.com.br/
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