Este artigo é pra você que acredita que a empresa não lhe paga o salário que você merece e também não lhe reconhece como você deveria, afinal, você talvez mereça mesmo é ser promovido. Por sentir-se insatisfeito quando vai para casa fica pensando se não deveria tomar coragem e montar sua empresa, às vezes pensa nisso na própria empresa.
Hoje quero te contar o “plano perfeito”, este plano eu escuto em 8 de cada 10 conversas de profissionais que me procuram nesta situação. Eles dizem: – Eu vou achar um emprego que me pague mais, vou me livrar de algumas contas e guardar dinheiro. Depois, vou poder pensar com calma sobre isso.
Então a primeira pergunta que eu faço é: você realmente acredita que este plano vai te levar para onde você quer?
Querido leitor, se você está nesta situação, quero lhe oferecer algumas perguntas, pois certamente, delas você extrairá um plano melhor.
Se você fosse promovido e ganhasse o salário que deseja, melhor, se de repente lhe oferecessem três vezes o valor do salário que você gostaria. Se acompanhado deste salário viesse benefícios como: automóvel, celular e financiamento dos cursos que quiser. Ainda assim, iria querer montar um negócio?
Se agora ficou com dúvida, talvez seja melhor repensar se é realmente uma empresa que você quer ter. Quero lhe convidar ainda para um exercício. Permita-se agir e sentir-se conforme a dinâmica pede:
1º) É provável que você tenha um chefe, este seu chefe, tem outro chefe acima dele?;
2º) Pense agora no chefe do seu chefe, pense na pessoa que decide se você pode ganhar mais ou não. Imagine que você seja ele, sentando em sua mesa, imagine a sala dele, permita-se pensar como ele. Então, imagine agora o seu chefe (ou outra pessoa) entrando na sala e perguntando sobre você, sobre seu trabalho. O que acha que ele diria? Ele sabe quem é você? Ele sabe o que você realmente faz? Ele diria que você é realmente excepcional? Que a empresa tem sorte de ter você e que seria muito difícil encontrar outra pessoa que traria o resultado que você traz?;
3º) Pense agora sobre a questão salarial, imagine que este chefe pediu para o RH verificar se o salário que você ganha está compatível com o mercado. Se pensar numa empresa, de mesmo porte, com o mesmo número de funcionários e faturamento e que esteja localizada em sua cidade ou região, você diria que seu salário está defasado? Muito ou pouco?;
4º) Imagine-se novamente no lugar do chefão, baseado no que ele pensa sobre você e sobre o salário praticado pelo mercado, você lhe daria este aumento ou promoção?;
5º) Se a resposta foi um confiante sim, ótimo. Se ficou na dúvida, melhor pensar melhor sobre como tem agido. Portanto, o que precisa fazer a partir de agora para ter o reconhecimento que deseja? Pense na relação de coisas, atitudes e comportamentos que você deve começar a ter e coloque prazo para cada um deles.
Basicamente, para construir uma carreira de sucesso você precisa definir qual a contribuição que você está disposto a dar e lembrar-se que é sempre preciso dar antes de receber. Daí a importância de compreender sua verdadeira vocação.
Grande abraço,
César Santiago
Participe da Conversa