Nesse final de semana eu tive a oportunidade de participar de um workshop sobre Mindfulness, você já ouviu falar? Bom, o tema despertou o meu interesse há dois anos. Na época, fiz algumas pesquisas e até procurei referências de livros. Mas, com a rotina e as prioridades do dia a dia não levei o estudo adiante. Eu acredito que tudo tem seu tempo e sua hora e que precisa haver uma conexão de momento e decisão pessoal para que as coisas fluam e aconteçam. E surpreendentemente esse momento chegou nesse final de semana.
O termo Mindfulness vem do inglês mind = mente e fulness = plenitude, a busca por uma mente plena através da atenção ou consciência. Designa um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade ampla e tolerante, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente – ou seja, todos os tipos de pensamentos, fantasias, recordações, sensações e emoções percebidas no campo de atenção são aceitas como elas são.
Através do uso da respiração e da consciência corporal, o treinamento e aprendizado dessa forma de atenção, geralmente se dá através de técnicas de meditação e de outros exercícios afins, permitindo uma maior tomada de consciência de seus processos mentais e de suas ações. E foi exatamente isso, que tivemos a oportunidade de experimentar no workshop.
Através de exercícios simples e, preste atenção, o simples nem sempre significa fácil ou menos desafiante, treinamos a mente para vivenciar o “aqui e agora”. E esse é justamente, o grande desafio. Por que? A resposta é simples, porque temos o foco constantemente desviado por infinitas informações e distrações que roubam a nossa atenção na vida cotidiana. Ligamos o botão automático e saímos fazendo as coisas, na maior parte do tempo sem ter a consciência do que estamos fazendo. Ou seja, não vivemos de fato os momentos, passamos por eles cumprindo o nosso checklist de obrigações diárias.
E, novamente, estamos no final do ano e perguntamos: Como foi que o tempo passou tão rápido? A técnica de Mindfulness tem justamente esse objetivo, nos ajudar a conectar com o momento presente. A equilibrar a nossa ansiedade, o stress. A viver de forma mais plena e consciente. E principalmente, nos ensinar o poder da gentileza com nós mesmos e com os outros. Mas, isso é assunto para o nosso próximo artigo. Até lá!
Participe da Conversa