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O poder da empatia nos negócios

É imprescindível que a empatia seja desenvolvida e aceita como fator fundamental nos relacionamentos, gerando assim uma verdadeira transformação na comunicação e uma real conexão entre as pessoas.

“A empatia é o caminho que vai nos levar a uma sociedade mais justa, equilibrada e feliz”.
(Roman Krznaric)

Muitas empresas ainda perdem negócios por falta de comunicação com os clientes.  Estreitar relacionamentos e investir no entendimento das reais necessidades do mercado consumidor é um diferencial que impacta diretamente nos resultados comerciais. Para que isso aconteça, é imprescindível que a empatia seja desenvolvida e aceita como fator fundamental nos relacionamentos. Gerando assim, uma verdadeira transformação na comunicação e possibilitando uma real conexão entre as pessoas.

A palavra empatia, ainda é considerada estranha ao mundo dos negócios. Talvez “perdida” ou vista com desconfiança frente às duras realidades de um mercado altamente competitivo e globalizado.

É importante salientar que ser empático, não significa um sentimentalismo do tipo “eu estou ok, você está ok”. E nem tão pouco, adotar as emoções das outras pessoas como suas próprias ou tentar agradar a todos. Isso, na verdade, seria um pesadelo e tornaria qualquer ação impossível.

O uso da empatia significa levar em conta ponderadamente o sentimento das pessoas – junto com outros fatores – no processo de tomar decisões inteligentes. Aperfeiçoando novas habilidades de diálogo através de um real interesse no que a outra pessoa tem a dizer. Mas, para que isso aconteça se faz necessário estar disposto a ouvir. Ouvir com desapego e sem pré-julgamentos. Uma capacidade que pode e precisa ser praticada por toda a equipe, principalmente para os profissionais de vendas que se relacionam diretamente com os clientes.

Se procedermos dessa maneira e ao mesmo tempo nos imaginarmos na mesma situação daquela pessoa, passaremos a compreendê-la melhor. Na prática pode tornar-se um desafio, já que as pessoas, em geral, estão mais dispostas a falar do que ouvir. Vale aqui aplicar uma regra de ouro: “Ouça o seu cliente com bastante atenção e interesse, imaginando como seria a situação se você estivesse no lugar dele”.

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
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