Está chegando o final de mais um ano. Época de celebrar com amigos e familiares o ano que está chegando ao fim. Época de fazer um balanço de como foi o ano conquistas, vitórias, desafios, aprendizados.
Ao refletir sobre o que escrever nesse último artigo do ano, uma palavra apareceu em minha mente: Gratidão. Quando penso nessa palavra fico realmente emocionada e tocada pela profundidade de ser grato. Essa palavra me acompanha há algum tempo, pois ao acordar tenho o costume de agradecer ao universo a dádiva de experienciar mais um dia.
No decorrer desse ano tive a oportunidade de vivenciar ainda mais a força da gratidão. E o que é gratidão? A palavra gratidão vem do latim gratitudo, que deriva de gratia, “que significa boa vontade, agradável, bom”. A origem da palavra define como sentimos a gratidão. A gratidão aparece em nossa vida, quando sentimos algo bom e agradável em relação a uma situação ou a pessoa(s).
Você já parou para pensar em relação ao que ou a quem você é grato?
Costumo fazer uma lista das situações e pessoas pelas quais sou grato. Quando escrevo essa lista, me conscientizo que tenho muito mais a agradecer do que poderia imaginar. Coloco nessa lista todas as coisas boas que aconteceram e também as situações que trouxeram aprendizados. Agradeço as situações difíceis que me fizeram evoluir, descobrir e manifestar o melhor dentro de mim. Considero a gratidão uma energia de poder. A gratidão tem a força de liberar e de aproximar. Liberar um sentimento bom e profundo e aproximar ainda mais o que nos faz ser gratos.
Gostaria de finalizar esse artigo deixando a você, querido leitor, a sugestão de fazer também uma lista de tudo pelo qual você é grato. Será uma experiência transformadora!
Um excelente e maravilhoso final de ano.
Participe da Conversa