fbpx

O poder da meditação!

A sensação de paz e calma diante de obstáculos difíceis é algo que todos deveriam procurar, todos os dias, dia após dia. Esse é o fundamento da produtividade no trabalho e a base de um melhor estado geral do corpo.

Muitos especialistas em comportamento humano apostam alto na importância de se desenvolver o saudável hábito de usar alguns minutos do dia para meditação. Não se pense na expressão meditação com imagens arquetípicas de estar praticando ioga, budismo ou qualquer linha oriental de pensamento. O sentido é o de voltar-se para si próprio, com técnicas de respiração e relaxamento, independente de um momento específico.

A meditação pode ter diferentes significados e o artigo se concentra em um tipo de meditação chamada de consciente.  O objetivo da meditação consciente é focar sobre o momento presente e observar o que a pessoa experimenta, sem ela se esforçar para tentar mudar as coisas que incomodam. Se a mente vagueia, a pessoa não se preocupa ou julga a si mesma. A meditação pode trazer certos sentimentos ou emoções e, se isso acontecer, a pessoa não deve querer livrar a mente desses impulsos.

No caso do Coaching, em especial, muitos profissionais adotam essa prática com seus clientes. Alguns fazem isso regularmente, no início ou no fim da sessão, e outros usam da meditação para superar situações de estresse e/ou conflitos que possam surgir. Pois foi esse tema que gerou a motivação de Elizabeth Olagunju (Leadership Coach, Transformational Coach, Resident Consultant Project Manager at Midland) em escrever dez artigos comentando sobre o poder da meditação em nosso cotidiano.

O mais recente deles, publicado neste último final de semana, debate a importância da meditação para o aumento da produtividade e será o foco de nosso artigo de hoje. Outras influências da meditação no cotidiano (mais criatividade, redução de dores, aumento de compaixão, capacidade de ter foco, etc) podem ser lidos no espaço virtual da autora, clique aqui.

Segundo a autora, a meditação pode ser praticada em diferentes formas ou modos. A pessoa deve se colocar em posição confortável e concentrar a atenção no momento presente. O esforço é conseguir não ter qualquer pensamento diferente e voltar-se a perceber o movimento da respiração, sem preocupar-se com o hoje ou com os compromissos do amanhã. A pessoa tem consciência de tudo o que ocorre à sua volta, mas não deixa de sentir a respiração e o movimento interno de seu corpo.

Então, a questão que surge é como uma pessoa, seja ela proprietária da empresa, gerente ou funcionária, consegue ter tempo para meditar durante o dia de trabalho? Isso soa como pergunta simples mas, em última análise, se as pessoas estão interessadas na execução de um negócio ou empreendimento bem sucedido, não deveria considerar a viabilidade, tendo em conta os benefícios que poderá alcançar?

Conforme a autora, a sensação de paz e calma diante de obstáculos difíceis é algo que todos deveriam procurar, todos os dias, dia após dia. Esse é o fundamento da produtividade no trabalho e, do ponto de vista da saúde, é a base de um melhor estado geral do corpo. Pela meditação, vamos neutralizar os pensamentos improdutivos como medo, estresse e ansiedade, que vêm de cobranças como prazos, cargas de trabalho, problemas de relacionamento pessoal, políticas internas das empresas e até mesmo o medo.

Então, a autora sugere que cada pessoa adquira o hábito de passar alguns minutos diários em silêncio, meditando, ou orando, o que certamente contribuirá para fazer o dia fluir melhor. Segundo ela, todos nós experimentamos emoções diferentes, em momentos diferentes. E, especialmente, quando passando por grandes mudanças em nossas vidas, tem sido demonstrado que tomar tempo para meditar aumenta o equilíbrio emocional. É surpreendete que a respiração média normal, de 15 vezes por minuto, consiga cair para 4 quando temos o controle indireto de nossas mentes, promovendo calma e e harmonia.

Indo além, um estudo conjunto de pesquisadores da Northeastern University e Harvard University mostra que a meditação pode melhorar a compaixão, tendo alcançado a publicação em periódicos científicos, como a Psychological Science. Uma das conclusões da autora é que a meditação não apenas pode fazer com que a pessoa tenha significativos pontos de melhoria, mentalmente e fisicamente, mas também pode construir uma pessoa melhor quando se trata de controlar os sentimentos humanos pelos outros. E então, vamos tentar?

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa