fbpx

O Poder da Transição Psicológica no momento da mudança

A vida é repleta de mudanças constantes, desde pequenas transições diárias até grandes eventos transformadores. A capacidade de nos adaptarmos e abraçarmos a mudança é fundamental para o nosso crescimento pessoal e desenvolvimento.

O Poder da Transição Psicológica no momento da mudança

O Poder da Transição Psicológica no momento da mudança

A vida é repleta de mudanças constantes. Desde pequenas transições diárias até grandes eventos transformadores. A capacidade de nos adaptarmos e abraçarmos a mudança é fundamental para o nosso crescimento pessoal e desenvolvimento.

No entanto, muitas vezes subestimamos o poder da transição psicológica que ocorre antes, durante e depois de um processo de mudança. Todo adulto que já possui a sua mochila cheia de aprendizados que por vezes foram colhidos pelo amor e outros por uma série de crises, passa a formar a anatomia emocional e mental em que se encontra cada indivíduo.

A beleza dessa constatação é perceber que quando encontramos tempo para refletir cada um desses aprendizados, temos em nossas mãos um insumo precioso para poder nos fortalecer. Além de nos capacitar para enfrentar e conduzir a mudança de forma mais positiva e gratificante.

Durante os atendimentos das demandas que faço a empresas e indivíduos inseridos no mundo corporativo, percebo pouco contato com essa transição psicológica. Até porque todos estão vivendo em um mundo onde a sobrevivência fala mais alto. E durante essa jornada de contatos sempre me pergunto de forma silenciosa: onde vamos parar com essa correria desenfreada?

Será que já não está na hora de cuidarmos do que realmente importa: o nosso crescimento enquanto seres humanos?

Em um mundo repleto de distrações e pressões externas, muitas vezes buscamos respostas fora de nós mesmos para encontrar felicidade, sucesso e realização. No entanto, a verdadeira mudança duradoura ocorre quando nos voltamos para dentro e iniciamos a jornada de autoconhecimento e transformação pessoal. Ai sim começamos a ver resultados que estão além dos financeiros.

A verdadeira mudança duradoura ocorre quando nos voltamos para dentro e iniciamos a jornada de autoconhecimento e transformação pessoal. A mudança de dentro para fora implica em explorar nossa essência, valores, crenças e comportamentos, a fim de alcançar uma vida plena e significativa. É assim que podemos impactar positivamente nossas vidas e o mundo ao nosso redor.

Não é à toa que para acelerar as transformações do mundo estamos com Agenda 2030 na direção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS ou SDG – Sustainable Development Goals). Passando a ser mandatório para toda empresa que atrela resultados a pessoas, trabalhar as competências essenciais IDG’s (Inner Development Goals) como autoconsciência, presença, confiança, perseverança, entre outras.

São competências-chave que precisam ser trabalhadas em cada colaborador para gerarmos resultados humanos. E com a visão que atinja toda a cadeia de stakeholders como clientes, fornecedores, funcionários e parceiros. O atingimento de resultados já não está mais sendo viável sem a integração desta cadeia.

Assim, a educação entra no topo da lista como prioridade para nos apoiar. Isso porque para lidar com mudança no século XXI, precisaremos reaprender a aprender e os pilares-chave da educação consistem em:

Aprender a conhecer:

Antes de sairmos gerando méritos e promoções, implementando novas tecnologias, contratando pessoas em massa, levantar mais informações sobre a cultura da empresa e o seu modus operandi, torna-se vital. Assim as decisões são amparadas a partir de uma leitura precisa de cenário. E, como resultado, sustenta a clareza de propósito do negócio – Passo 1 da Metodologia do Agente da Mudança.

Aprender a fazer:

Entender vínculos entre as pessoas, áreas e governança, faz todo sentido para compreender a partir de uma escuta ativa genuína como precisamos fazer as coisas e se precisamos fazer. Nem tudo precisa ser modificado. Muita mudança gera caos. E, com o laudo dessas escutas, provoca-se uma visão imparcial sobre que pontos são importantes serem tratados verdadeiramente para gerarmos clima de confiança que não se baseie em pesquisas externas somente – Passo 2 da Metodologia do Agente da Mudança.

Aprender a conviver:

Na minha opinião esta é a fatia mais importante da educação porque diante de tanta tecnologia, estamos nos afastando. Mapear com profundidade e clareza o tipo de mudança e seu respectivo impacto passa a ser mandatório para que o líder possa dimensionar, assertivamente, o emocional e o tipo de reconexão com a realidade cada pessoa necessitará fazer. A mudança externa é tratada da mesma forma que a mudança psicológica – Passo 3 da Metodologia do Agente da Mudança.

Aprender a ser:

Quanta coisa precisamos passar para chegar até aqui. Sim, para lidar e liderar mudança precisamos trabalhar o nosso autoconhecimento e em paralelo mapear a prontidão da empresa e das pessoas neste lugar. Dessa forma diminuímos riscos e promovemos o grande benefício do crescimento humano. E, como resultado, aceleramos a compreensão do papel do Agente da Mudança – Passos 4 e 5 da Metodologia do Agente da Mudança.

A mudança de dentro para fora é uma jornada poderosa e transformadora que nos permite alcançar uma vida plena e significativa. Ao dedicar tempo ao autoconhecimento, desafiar crenças limitantes, cultivar a autenticidade e desenvolver habilidades emocionais, então somos capazes de impactar positivamente nossas vidas e o mundo ao nosso redor.

Lembre-se de que a mudança começa de dentro e, ao embarcar nessa jornada, você abrirá um caminho para um futuro repleto de crescimento, felicidade e realização.

Não seria este mundo que você, leitor, gostaria de deixar para os seus filhos?

Gostou artigo? Quer saber mais sobre o que é transição psicológica ou o poder da transição psicológica no momento da mudança? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Estamos juntos, conte comigo!

Kátia Soares
https://www.agentesdamudanca.com.br

Confira também: A Cultura da Mudança na Agenda ESG

 

Kátia Soares é fundadora da Agentes da Mudança, Escritora, Consultora especializada em Gestão de Mudança, Mentoring, Executive Coaching e Conselheira Consultiva. É Criadora da Jornada de Formação – Líderes Agentes da Mudança. Autora dos livros “A Transição na Gestão de Mudança” e “Cultura da Mudança ou Mudança de Cultura”. Com mais de vinte anos de experiência em consultoria organizacional com foco em marketing, mudança estratégica/cultural e coaching para grupos e executivos. Como consultora atuou por cinco anos na Ernst & Young Consulting. Estruturou no Brasil a prática de change management. Tem liderado há mais de quinze anos projetos de transformação organizacional em empresas nacionais e multinacionais, sendo especialista em gestão de mudança, planejamento estratégico e comunicação empresarial.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa